sexta-feira, 3 de agosto de 2012

“Quem tem fome, tem pressa”



A rede de pastorais e entidades sociais da Arquidiocese do Rio de forma concreta tem realizado na cidade do Rio de Janeiro um amplo trabalho de valorização do ser humano e promoção social das pessoas em situação de pobreza e risco social.
O cônego Manuel Manangão, vigário episcopal para a Caridade Social, explica os objetivos dos trabalhos sociais: “Conhecemos o lema ‘quem tem fome, tem pressa’. Por essa realidade, o primeiro momento da ação social da Igreja é dar atendimento às necessidades imediatas das pessoas. Em uma segunda etapa, partimos para ações mais complexas, nas quais, por meio de projetos sociais, trabalhamos com a formação permanente das pessoas assis­tidas, educação para o trabalho, geração de renda, auxílio na or­ganização das cooperativas, entre outras atividades. Essa segunda etapa é essencial também, porque não podemos deixar que uma pessoa fique permanentemente vinculada a uma ação caritativa, sem perspectivas de uma real promoção humana. Também nos preocupamos em formar a cons­ciência sobre a necessidade de, junto aos governos, essas pessoas buscarem seus direitos, para que não fiquem à margem da constru­ção da sociedade”.

CÁRITAS ARQUIDIOCESANA
Entre esses organismos, a Cá­ritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro se destaca por suas ações pontuais diante das necessidades emergenciais não só na cidade do Rio de Janeiro, mas em todo o Bra­sil e até no exterior, como foi o caso da campanha realizada em prol do Haiti, por ocasião do terremoto que atingiu aquele país em 2010.
O trabalho consiste no repasse dos materiais arrecadados em campanhas de solidariedade, bem como na doação em espécie de quantias recebidas da população, tanto para suprimento de neces­sidades emergenciais, como a compra de remédios, quanto para desenvolvimento de projetos, por exemplo, o de moradia. Todos os re­cursos são repassados diretamente para as dioceses ou paróquias que atendem a essa população.
Também são ações impor­tantes da Cáritas o acolhimento e a assistência aos refugiados, a formação e gestão profissional, a formação para participação nos conselhos da sociedade civil, como o Conselho Tutelar, o Conselho de Saúde, entre outros.

ANDRÉIA GRIPP
FOTO: ARQUIVO

Atendimento a pessoas com necessidades emergenciais

2002 - 113 obras sociais receberam o auxílio da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, beneficiando um total de 5.650 pessoas, com 100 quilos de gêneros alimentícios; 26 aparelhos eletrodomésticos, móveis e com­putadores; 300 fardos de roupas usadas, entregues pela Cáritas Suíça; e 19 bolsas de estudo para 1º e 2º grau, em um convênio com a Eletrobras.

2003 - 90 obras sociais, num total de 4.500 pessoas, com 826 quilos de gêneros alimentí­cios; 2.804 itens de material de escritório; dois sacos de 100 quilos com prendas; 13 bolsas de estudo para 1º e 2º grau, em convênio com Eletrobras; 300 sacos de roupas; móveis e arquivos.

2004 - 54 obras sociais, no total de 2.500 pes­soas, com: 541 sacos de roupas usadas e 78 fardos de roupas usadas recebidas da Cáritas Suíça; mil artigos diversos, entre brinquedos, móveis, utensílios domésticos, material de higiene e de cozinha; cem quilos de alimentos; e 15 bolsas de estudo para 1º e 2º grau, pela Eletrobras.

2005 - 48 obras sociais, num total de 5.587 pessoas, com cem sacos de roupas usadas e 232 fardos de roupas usadas da Cáritas Suíça; 10.045 artigos diversos, como roupas, brinquedos, tecidos, latas de azeite e óleo, alho, atum, material de escritório e livros didáticos, doados pela Receita Federal; 27.937 quilos de alimentos, também pela Receita Federal.

2006 - 48 obras sociais e um total de 2.517 pessoas, com 235 fardos de roupas usadas, da Cáritas Suíça; 30 artigos diversos, como brinquedos, móveis e utensílios, doados pela Receita Federal; e 90 quilos de alimentos.

2007 - 53 obras sociais, no total de 3.136 pes­soas, com 235 fardos de roupas usadas doa­das pela Cáritas Suíça e 335 sacos de roupas usadas; 450 quilos de mercadorias diversas de produtos vegetais, doados pela Master Inspect; 35 artigos diversos; e 97 quilos de alimentos.

2008 - Atendimento a 1.500 pessoas, com 100 fardos de roupas usadas, 35 materiais diversos e um computador completo.

2009 - Atendimento a 1.800 pessoas, com cem fardos de roupas usadas e 35 materiais diversos, como móveis e utensílios.

2010 - Neste ano, em especial houve aten­dimento às emergências ocorridas no Rio de Janeiro e outros estados, devido a fortes chuvas, destinado a mais de 5 mil famílias, com mais de cem toneladas de material doado, entre alimentos, roupas e utensílios.

2011 - Atendimento a 30 obras sociais das dioceses atingidas por calamidades, destinado a um universo de 5 mil famílias. Neste ano, também houve atendimentos especiais às emergências ocorridas na Região Serrana do Rio de Janeiro, devido às chuvas.

2012 (até o mês de julho) - Até o presente momento, foram enviadas três toneladas de roupas usadas para a Diocese de Campos e 20 sacos de roupas usadas para diversas pessoas das comunidades.

Segundo a coordenação da Cáritas Arquidiocesana, as doações feitas aos refugiados não constam desses números, nem a parte de doações financeiras da conta emergencial da Cáritas.