segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O que os jovens esperam do Papa Bento XVI?



Esta pergunta foi feita pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, a 20 líderes da juventude católica do Rio de Janeiro. Ele, que representa o Sumo Pontífice no país, lançou o desafio durante um encontro com os jovens, no sábado, dia 28 de julho, durante o evento “Preparai o Caminho”, em uma sala reser­vada do Maracanãzinho.
O próximo encontro entre Dom Giovanni d’Aniello e os jovens líderes deve ocorrer no dia 10 de agosto. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, orientou todos a apresentarem as dificuldades, preocupações e as lutas de cada um. O núncio deve voltar a Roma, em setembro, levando ao Papa as expectativas da juventude brasileira.
Durante o encontro, os jo­vens, de diferentes expressões católicas, falaram sobre como suas comunidades, movimentos e pastorais estão se preparando para a JMJ. Participaram os líde­res Isabela Lopes, da comunidade Alegra-te; Mariene Souza, da Aliança de Misericórdia; Diogo Rocha, da Comunidade Católica Shalom; Juliana Fernandes e Aline Barbosa, da Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro. Dos movimentos Caminho Neocate­cumenal, foi César Medina; do Regnum Christi, Aline Paggy; do Vida Cristã, Stephania Figueire­do; e d a Congregação Mariana, Anderson Lopes.
Entre os exemplos de como está a preparação para a Jornada, Stephania Figueiredo, do movi­mento Vida Cristã, disse que será realizado um congresso com o tema central da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
Anderson Lopes, da Congre­gação Mariana, contou que foi inaugurado um centro de apoio ao peregrino em junho deste ano, que servirá de hospedagem para a JMJ.
Diogo Rocha, do Shalom, con­tou sobre o trabalho de evange­lização com o funcionamento de uma lanchonete e uma livraria, ações sociais para recuperação de dependentes químicos, e do tra­balho de evangelização no Sho­pping Via Brasil, onde os jovens consumidores são convidados para participar de seminários.
Diante do relato dos oito lí­deres, Dom Giovanni d’Aniello, agradeceu o dinamismo, a alegria e o empenho na organização da Jornada. “Sei que vocês estão fazendo isso não porque o bispo pediu, mas porque vocês querem dar Deus aos jovens”, afirmou. “E só os jovens podem falar bem para outros jovens. Eu sou um velho”, brincou. Ele disse que vai levar ao Papa a tranquilidade sobre como estão os preparativos para a JMJ. “Vou dizer a ele que não se preocupe”, garantiu. “A Jornada do Rio de Janeiro vai ser extraordinária”.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTO: COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013