segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Preparando o Caminho para a JMJ Rio2013



Os jovens que participaram no Maracanãzinho do evento “Preparai o Caminho”, realizado de 27 a 29 de julho, foram envia­dos em missão durante a missa de encerramento, presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. A Eucaristia foi concelebrada pelo bispo da Po­lônia, Dom Henrique, pelo bispo da Diocese de Aveiro, em Portu­gal, Dom Antonio Francisco dos Santos, pelos bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, e pelos padres presentes.
No início da Celebração Eu­carística, Dom Orani convidou os jovens a assistirem ao pro­nunciamento do Papa Bento XVI, realizado após a oração do Ângelus, em Castel Gandolfo, na Itália. “Daqui a um ano, neste mesmo período, será realizada a 28º Jornada Mundial da Juven­tude, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma preciosa ocasião, para muitos jovens, de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança esse evento, de­sejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente à Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens de todo mundo que participarão deste importante encontro ecle­sial”, disse o Papa.

ABUNDÂNCIA DA GRAÇA DE DEUS
Em sua homilia, Dom Orani, chamando os jovens de amigos – assim como fizeram o Beato João Paulo II e o Papa Bento XVI – fez um paralelo entre o Evangelho do dia (Jo 6,1-15) sobre a multiplica­ção dos pães, e o momento que os jovens viverão na JMJ Rio2013, destacando que eles são chama­dos a serem evangelizadores.
“Esta nossa missa é o envio de toda a Igreja do Brasil para dizermos, como no Evangelho: ‘Eis que uma multidão vem para se encontrar com Jesus Cristo’. Os jovens peregrinos vêm para ter um encontro com o Senhor e, consequentemente, anunciá­-lo. Também nesta tarde aqui no Maracanãzinho, eu creio que, se cinco pães e dois peixes alimentaram cinco mil homens, dez mil jovens devem ‘alimentar’ mais de dez milhões de pessoas. Cinco pães e dois peixes para cinco mil homens nos mostram a abundância da graça de Deus e da missão daqueles que se consa­gram ao Senhor. Estamos sendo enviados para sermos os arautos da Boa Notícia, do amor de Deus para o mundo inteiro. É o Senhor que faz multiplicar tudo aquilo que nós oferecemos a Ele. Jovens, vocês, com suas redes sociais e amizades, são os protagonistas dessa história”, destacou.

MUITA ALEGRIA, EMOÇÃO E FÉ
“Preparai o Caminho”, rea­lizado no Maracanãzinho, teve início no dia 27 de julho com a apresentação do violinista Allyrio Mello, que tocou o Hino Nacional e “Aquarela do Brasil”. Logo após, Dom Orani deu as boas-vindas a todos os presentes e aos espectadores que acompa­nharam o evento pelos meios de comunicação e abriu o encontro. “Estamos de coração aberto e de braços estendidos como o Cristo Redentor. A Jornada já começou e agora é a nossa vez de recebê­-la”, declarou o arcebispo.
Em seguida, foi realizada a Santa Missa de abertura, presi­dida pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e concelebrada por Dom Orani, pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Ray­mundo Damasceno Assis, e pelos bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Pedro Cunha Cruz.
Em sua homilia, o núncio destacou que era uma alegria estar junto com os jovens no Maracanãzinho na caminhada para a JMJ Rio2013. Ele lembrou que este sentimento de alegria é uma característica da Jornada Mundial da Juventude e “um elemento central da experiência cristã”, conforme disse o Papa Bento XVI.
“Sua presença aqui, tão nu­merosa, já me permite vislum­brar o que poderão ser aqueles dias em que, com os represen­tantes dos jovens do mundo inteiro, vocês testemunharão sua fé em Deus e sua vontade em segui-lo no caminho que Ele indicou, para serem ‘luz do mundo’ e ‘sal da terra’. Se por um lado os jovens buscam a felici­dade, por outro a própria Igreja possui o segredo da alegria autêntica, que vem do encontro com Cristo, o Salvador. Estou mais do que certo de que no próximo ano, aqui no Rio, esta alegria vai explodir e contagiar todos aqueles que, de perto ou de longe, hão de participar da Jornada Mundial da Juventude”, afirmou.
Dom Giovanni disse, tam­bém, que o amor de Deus, que cria a alegria, não tem melhor forma de se apresentar senão sob a maravilhosa forma da amizade.
“Já não vos chamo servos. ... Eu vos chamo amigos”, diz­-nos o Senhor no Evangelho. A amizade suprime as distâncias, supera o medo, para dar espaço à confiança. E esta alegria nos é dada não para que seja man­tida dentro de nós como dom exclusivo e privilegiado, mas para compartilhá-la com os ou­tros. Fazemo-lo convencidos e seguros de que a fonte de nossa alegria é Deus, o único capaz de transformar nossa existência, às vezes conturbada por muitas dificuldades, num receptáculo de amor”, afirmou.

COMPARTILHE A SUA FÉ
Após a missa, foi lançada, por Dom Orani, Dom Paulo Cezar, Dom Antonio Augusto e Myrian Rios, a Campanha de Arrecadação para a JMJ Rio2013, chamada “Compartilhe a sua Fé”. As doações poderão ser feitas no banco Bradesco, agência 0814-1, conta corrente 80.001-5.
Fechando o primeiro dia, houve o show “Jovens em Can­ção”, no qual cantores diversos apresentaram hinos das JMJs.

PADROEIRA DO BRASIL
O segundo dia começou com a oração das Laudes, rezada pelo bispo auxiliar de Campo Grande e presidente da Comissão Episco­pal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro.
Logo depois, a réplica da ima­gem de Nossa Senhora da Con­ceição Aparecida, padroeira do Brasil e patrona da JMJ Rio2013, foi entregue pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno ao arcebis­po do Rio, no Momento Mariano.
Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Raymundo Damasceno e concele­brada por Dom Giovanni d’Aniello e Dom Orani. O arcebispo de Aparecida lembrou que o Evan­gelho do dia (Lc 2,39-56), que recorda a visita da Virgem Maria a sua prima Santa Isabel, mostra que essa visita é um modelo das atividades missionárias da Igreja, que Nossa Senhora é o modelo dos missionários, e assim também deve ser para todos os voluntários, na preparação para a JMJ Rio2013.
“A comunicação da fé e do anúncio de Cristo passa de pessoa para pessoa. A Virgem Maria, São João Batista e Santa Isabel são protótipos do acolhimento da ação divina e da transmissão da fé aos outros. A Jornada está ligada à saudosa memória do Beato João Paulo II. Nos últimos momentos de sua vida, os jovens lotaram a Praça de São Pedro em vigília de oração. Ele, ouvindo as orações e as palavras que os jovens lhe di­ziam em coro, respondeu: ‘Eu fui até os jovens, agora eles vêm até mim’. Nas JMJs, a Igreja, como a Virgem Maria, se coloca em esta­do de missão para ‘ir até os jovens’. Em seguida, acolhe os jovens que ‘vêm’ até ela para se ‘encontrarem com Cristo’. O lema escolhido pelo Papa Bento XVI: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ indica o movimento de ida até os jovens. O outro movimento está descrito em uma sessão do site da Jornada: Cristo os espera de braços abertos”, explicou.

ANUNCIADORES DA BOA NOTÍCIA
A primeira pregação do sába­do, dia 28 de julho, teve o tema “Ide. O Senhor nos enviou”, e foi feita pelo padre Roger Luís, da Comunidade Canção Nova. “Nós estamos sendo chamados hoje para o discipulado. O Senhor está dizendo ‘vinde a mim’ e nós vie­mos. Deus escolheu cada um de nós para que o levemos aos irmãos que ainda não o conhecem”, disse.
A segunda pregação, realizada pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, abor­dou o tema “Ide”. “A Jornada Mundial da Juventude trans­forma o nosso coração e, assim, poderemos ser instrumentos de transformação no mundo. É o nosso momento histórico de tes­temunharmos o Cristo no coração do Brasil e do mundo”, destacou.
Na parte da tarde, o padre Jorge Luiz Neves, mais conhecido como padre Jorjão, apresentou seu testemunho de participação nas JMJs. “A Jornada é de vocês! A geração de vocês está tendo a possibilidade de ter uma grande experiência de Deus aqui na Ter­ra, o que, neste mundo, já é uma experiência do Céu”, afirmou.
Logo após, foi realizada a ado­ração ao Santíssimo Sacramento. No final da tarde, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), padre Robson de Oliveira, fez a última pregação do dia ressaltando a importância da vida convertida para Cristo, e convocando todos a serem missionários e discípu­los de Jesus. Citando a história bíblica do jovem rico, disse que é um grande desafio para os jovens ter compromisso. “É preciso ter um coração despojado, sem pre­tensões maiores do que servir a Deus. O jovem rico temia a Deus, mas não tinha compromisso com Deus. São muitas as ilusões do mundo e que nos confundem, colocam-nos em uma enganação e nos fazem perder tempo, o que nos impede de ter uma vida firme no Evangelho”, disse.
Em seguida, padre Antônio Maria cantou e rezou com os jovens. Para ele, que diz sentir­-se jovem ainda de coração, foi uma alegria e uma emoção muito grandes ter “mergulhado” junto com os eles no mar de Deus.
“No outro dia, escutei uma jovem dizer: ‘Eu não quero me acostumar a nadar. Eu quero é mergulhar no mar de Deus’. E eu creio que a Jornada, como está sendo a Pré-Jornada, será esse mergulho em Jesus, um momen­to extraordinariamente grande na vida da juventude”, afirmou.
A programação do dia foi en­cerrada com um show da banda Frutos de Medjugorje.

PRIMAVERA DA JUVENTUDE
O último dia foi iniciado com a oração das Laudes, realizada pela co-fundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, e pela cantora Eliana Ribeiro. Logo depois, o padre Reginaldo Manzotti fez a pregação “Pregai o Evangelho”.
“Somos chamados à Nova Evangelização. Nós temos uma missão muito grande no mun­do: fazer a palavra de Deus ser conhecida. É hora de fazermos acontecer a primavera da juven­tude na Igreja”, destacou.
No final da manhã, houve a apresentação dos jovens do projeto Unicircos, do ator Mar­cos Frota. Em seguida, houve o momento de adoração ao San­tíssimo Sacramento.
À tarde, o reitor do Santuário Cristo Redentor e cantor, padre Omar Raposo, lançou seu pri­meiro CD em um show com a participação dos padres Gleuson e Juarez de Castro e da cantora argentina Athenas Vénica.
O evento terminou com a Missa de Envio.

RENATO FRANCISCO
COLABORAÇÃO: COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTOS: GUSTAVO DE OLIVEIRA