sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mensagem aos catequistas do Brasil



Neste ano de 2012, o que dizer, de coração, celebrando o Dia do/a Catequista dentro do Mês Vocacional, a todos/as os/ as catequistas do nosso querido Brasil? Ano de 2012: ano que teve como tema central da 50ª Assembleia Geral da CNBB e resultou no Documento 97: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”?; ano que vivenciará o início do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, marcando o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica?; ano que terá a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “A Nova Evangelização para a transmis­são da fé cristã”? Só estes três eventos, ligados diretamente ao nosso ministério bíblico­-catequético, já fazem esse ano de 2012 especial!
Tendo tudo isso presente, só podemos louvar a Deus pelo indispensável serviço prestado ao nosso povo de Deus, como ca­tequistas, na educação da fé ini­ciando à vida cristã. E, louvando a Deus, quero, em nome da Co­missão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética” da CNBB, parabenizar a todos/ as catequistas: o nosso Deus Trindade lhes cumule de toda a bênção, sim, no sentido mais bíblico de bênção: “garantia da Sua presença”. Nós precisamos, continuamente, no árduo mi­nistério bíblico-catequético, desta “presença garantida do Senhor”!
E por falar em Bíblia, que contém a Palavra de Deus, re­força e anima o nosso ministério as palavras do Papa Bento XVI, escritas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”: “A atividade catequética implica sempre abeirar-se das Escrituras na fé e na Tradição da Igreja, de modo que aquelas palavras se­jam sentidas vivas, como Cristo está vivo hoje onde duas ou três pessoas se reúnem em seu nome (cf. Mt 18,20). A catequese deve comunicar com vitalidade a his­tória da salvação e os conteúdos da fé da Igreja, para que cada fiel reconheça que a sua vida pessoal pertence também àquela histó­ria” (VD, nº 74).
Um abraço fraterno e caloroso,

DOM JACINTO BERGMANN, ARCEBISPO DE PELOTAS E PRESIDENTE DA COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA CNBB.
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA