sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bandeira olímpica no Cristo Redentor



Na manhã do dia 19 de agos­to, a bandeira olímpica foi levada ao Cristo Redentor pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, pelo arce­bispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
No início da cerimônia, Dom Orani destacou que a presença da bandeira no Cristo Redentor deve ser uma preparação para que o Rio assuma um lugar de paz e fraternidade nesse encon­tro entre povos e culturas, que são as Olimpíadas.
“Pedimos a intercesão do Cristo Redentor não só durante as Olimpíadas, mas que a presen­ça da bandeira olímpica leve-nos a buscar a paz, o entendimento e a fraternidade”, frisou o arcebis­po, que abençoou a todos com água benta.
Na cerimônia, além de au­toridades políticas, estiveram presentes representantes de di­versas religiões, que fizeram um ato inter-religioso para receber a bandeira. Os voluntários da JMJ Rio2013 seguraram bandeiras de diversos países que representa­ram os locais do mundo inteiro de onde virão os jovens para a JMJ.
O representante do islamis­mo, Sami Ahmed Isbelle, disse que todos devem colocar em prática o espírito olímpico de não agressão, paz, fraternidade e de auxílio mútuo.
O babalaô Ivanir dos Santos, que representou as religiões de matrizes africanas, destacou a diversidade presente no Brasil e pediu ao Criador mais sentimen­to de solidariedade e respeito.
O prefeito do Rio afirmou que a bandeira olímpica no Cris­to Redentor representa a força da diversidade carioca e que, por isso, não há lugar mais olímpico que o Rio.
Ao final do ato ecumênico, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, convidou a todos os presentes a darem as mãos e fazerem um momento de oração. O reitor também presidiu a Eucaristia para os voluntários.
“O esporte é muito impor­tante para a religião porque mobiliza muitos jovens que veem em diversas modalidades um passo para chegar à religião”, dis­se o voluntário Tadeu Palrinhas.

RENATO FRANCISCO
COLABORAÇÃO: RAQUEL ARAUJO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA