segunda-feira, 9 de julho de 2012

Jovem e fé no mundo digital


A Comunidade Pequeno Rebanho lançou o “Youcat Online”, um programa na internet que visa levar a todos o catecismo da Igreja com uma linguagem jovem.
Segundo os organizadores, a ideia surgiu depois de a comunidade ter recebido duas novidades: a primeira delas foi o decreto de aprovação dos seus estatutos pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta. Logo depois, juntamente com a juventude do mundo inteiro, foi presenteada pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, com o “Youcat” (abreviação de “Youth Catechism”), um livro do catecismo da Igreja, com formatação e linguagem jovens.
Segundo Alexandre Bastos, fundador da comunidade, procuraram ir ao encontro de pessoas que estão nas redes e mídias sociais e disponibilizar para elas conteúdos em programas curtos de vídeos e com uma nova linguagem, como a do próprio “Youcat”. Para divulgar o trabalho, contam com os próprios jovens, que espalham os vídeos pela grande rede e os utilizam como material de partilha e propagação da fé católica, especialmente para aqueles que não a conhecem.
“A inspiração do programa nasceu, como todas as iniciativas em torno do “Youcat”, a partir da JMJ Madri e do pedido do nosso papa, Bento XVI, na ocasião do lançamento do catecismo na linguagem jovem, para que em todo mundo se difundisse a publicação. Diante de tal cuidado e apelo amoroso, nos sentimos impulsionados a dar uma resposta. Realmente, é necessário fazer nossa fé mais conhecida e partilhada. Se todos os jovens católicos de nosso país visualizassem os nossos programas ou outros programas sobre “Youcat” no Youtube, por exemplo, certamente nossa fé estaria em destaque todos os dias e alcançaria cada vez mais pessoas”, destacou Alexandre.
Para ver os programas acesse www.youtube.com/pequenorebanho.

RENATO FRANCISCO
COLABORAÇÃO: ALEXANDRE BASTOS