segunda-feira, 9 de julho de 2012

Arquidioceses do Brasil se preparam para receber jovens estrangeiros

Receber jovens estrangeiros nos dias que antecedem a Jor­nada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 são um desafio e uma graça abraçados pelos bispos, pa­dres e lideranças leigas em vários estados brasileiros.
Representantes de assesso­rias de comunicação de arquidio­ceses brasileiras, que estiveram no Rio para um encontro entre os dias 25 e 26 de junho, disseram que a cada dia cresce a animação e a ex­pectativa pela Semana Missionária (SM) que se realizará de 16 a 20 de julho de 2013.
Segundo o representante de Natal, no Rio Grande do Norte, o seminarista Inácio Lopes, sua arquidiocese está se preparando para receber cinco mil estrangeiros. “Formamos uma comissão local, que vai ser a responsável por orga­nizar a Semana Missionária.” Cinco mil também é o número de vagas abertas aos que quiserem conhe­cer a realidade eclesial de Olinda e Recife antes da JMJ Rio2013. O representante dessa região, padre Gimesson Eduardo da Silva, rela­tou que recebeu telefonemas de dioceses da França e de Portugal, querendo inscrever seus jovens para a SM em Pernambuco.

ABERTURA DE CORAÇÕES
Salvador, na Bahia, se prepara para receber 20 mil jovens de fora do país, e também montou sua comissão de trabalho, além de ter organizado uma secretaria, que fica na cúria para atender ao telefone, tirar dúvidas e cuidar de outros serviços ligados à pre­paração da SM. De acordo com a assessora de imprensa dessa arquidiocese, Fernanda Santana, os baianos estão bastante mobi­lizados. “Nas paróquias, já temos famílias inscritas para acolher os jovens estrangeiros e pessoas cadastradas para trabalhar vo­luntariamente durante a Semana Missionária.”
Fernanda acrescentou que as famílias de hospedagem abriram suas casas e corações para acolher o peregrino de outro país. “A gran­de característica aqui de Salvador é esse acolhimento, essa vontade de participar. As pessoas não querem só hospedar o peregrino, mas ir às missas com ele, levá-lo para conhecer a cidade”, disse.

BELEZAS NATURAIS
Karla Penna, representante da Arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, aposta que as belezas naturais do Pantanal e da região de Corumbá vão atrair estrangeiros de vários países para a SM de lá. “Estamos bem próximos do Paraguai e da Bolívia, por isso, alguns acreditam que vamos receber muitos jovens desses lugares. No entanto, muitos paraguaios e bolivianos já conhecem a região, e por isso, acho que americanos, europeus e pessoas de outros países mais distantes vão se interessar pela nossa arquidiocese”, disse.

INSCRIÇÕES PARA A SEMANA MISSIONÁRIA
A participação como peregrino na Semana Missionária, que ocorre en­tre 16 e 20 de julho de 2013, é aberta apenas para quem não é brasileiro. O estrangeiro que quiser chegar mais cedo no Brasil e fazer parte da SM vai poder escolher a cidade brasileira para onde quer ir antes da Jornada Mundial da Juventude.
As informações de cunho mais específico acerca de cada região serão dispostas em hotsites de cada arquidiocese. A organiza­ção das atividades da Semana Missionária, embora esteja sob a coordenação geral da CNBB e conte com a ajuda do Comitê que organiza a Jornada no Rio de Janeiro, é de responsabilidade das arquidioceses.
Para o padre Sílvio César, da Arquidiocese de Aparecida, a vivência da Semana Missionária é uma forma de toda Igreja no Brasil dar, em nível local, a sua contribuição não só para os eventos ligados à Jornada, como para a própria construção do Reino de Deus. “Vejo uma oportunidade para cada igreja local protagonizar um novo tempo”, disse.

FERNANDA LIMA