quarta-feira, 11 de julho de 2012

Instituições preparam-se para a acolhida na JMJ Rio2013

As inscrições para congrega­ções e instituições particulares que quiserem acolher os pere­grinos durante a Jornada Mun­dial da Juventude (JMJ) Rio2013 já começaram. O cadastro, que fica dentro do menu “Participe” no link “seja uma instituição de acolhida”, entrou no ar ofi­cialmente no dia 2 de julho. Segundo o setor Hospedagem do Comitê Organizador Local (COL) a expectativa é que estas instituições acolham cerca de 500 mil peregrinos.

De acordo com a diretora do setor, Irmã Graça Maria, todas as instituições cadastradas recebe­rão peregrinos durante a JMJ. Os representantes das instituições já foram informados quanto aos pré-requisitos para o aco­lhimento, como acessibilidade, bebedouros e banheiros. Apenas com as congregações religiosas, o COL já se reuniu duas vezes para informar e esclarecer dúvi­das. “Dificilmente vai passar por alguma avaliação, no sentido de haver alguma alteração do ca­dastro, porque o contato foi feito em primeiro lugar, o inverso do que acontece com o formulário das famílias”, explicou.

ACOLHIDA PARA O “PREPARAI O CAMINHO”
E, para já entrar no clima da acolhida da JMJ, o setor Hos­pedagem começou a cadastrar famílias para receber os artistas que participarão do evento que vai marcar a contagem regressiva de um ano para o encontro com o Papa Bento XVI. O “Preparai o caminho” vai ser realizado de 27 a 29 de julho no Maracanãzinho e são esperados 40 artistas católi­cos, entre músicos e pregadores, que vão precisar de hospedagem.
“Já é uma forma de expe­rimentar a acolhida, com um diferencial: eles não vêm com saco de dormir. Nesse caso a gente pede que a própria família acolhedora providencie cama, ou pelo menos colchonetes, porque a realidade é um pouco diferente de um peregrino que já vem para a Jornada”, disse irmã Graça.
Para facilitar o deslocamento dos artistas, o COL está privile­giando as famílias do Vicariato Norte que morem próximo ao Maracanãzinho. O cadastro para a acolhida dos artistas pode ser feito pelo telefone 3177-2013.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013