quarta-feira, 11 de julho de 2012

Corrida de rua e caminhada marcam a contagem regressiva para a JMJ Rio2013 em todo o Brasil



Para marcar o início da contagem regressiva da Jor­nada Mundial da Juventude Rio2013, uma corrida de rua e caminhada acontecerão, si­multaneamente, em todas as dioceses do Brasil, no dia 22 de julho. Além de dar a largada rumo à JMJ, o evento visa mo­tivar as pessoas a viverem uma experiência de evangelização por meio do esporte.
Conhecido como “Bote Fé na Vida”, o evento é uma iniciativa da Igreja no Brasil e propõe fomentar a unidade entre as di­versas expressões da juventude, além de promover a qualidade de vida e despertar o esporte como canal de prevenção das drogas e valorização da saúde.
Para o diretor do Setor Pré-Jornada do Comitê Orga­nizador Local (COL), padre Jefferson Gonçalves de Araújo, o evento é algo inédito, que fortalece também a Pastoral dos Esportes, gerando mais um legado pós-jornada.
“Com o ‘Bote Fé na Vida’, queremos usar o tema dos esportes para apresentar a to­dos a proximidade da Jornada Mundial da Juventude. Além disso, esta corrida surge como extensão do tema da Campanha da Fraternidade deste ano que, falando sobre saúde pública, exalta a importância da prática de esportes para manter a qua­lidade de vida”, ressaltou.

REGIONAL LESTE 1
O evento, de âmbito nacio­nal, foi aceito, também, pelo Regional Leste 1, que se organi­zou para sediá-lo em 14 cidades. Dioceses, COL, governo do Es­tado e prefeituras, trabalham de forma integrada e organizada.
“Foi realizada uma apresen­tação às dioceses e às secreta­rias de esporte dos municípios selecionados, a fim de unificar­mos e criarmos uma linguagem de integração com um projeto único do Estado”, explicou o presidente da Comissão Es­pecial para a JMJ Rio2013 do governo do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Pugialli.
De acordo com o planeja­mento feito pelas dioceses, em cada cidade haverá duas opções de participação: corrida ou caminhada.
Isso animou Maria Mar­ta Madruga, de 54 anos e membro da Comunidade Luz do Mundo, a participar do evento: “Nunca participei de um evento como este e, incen­tivada pela minha filha, vou me inscrever para participar da caminhada e chamar as amigas para virem comigo”.
Em todo o estado, os orga­nizadores estipulam que cerca de 28 mil pessoas correrão ou caminharão por um percurso de cinco quilômetros, distância padronizada pelas dioceses. Em relação às premiações, todos os participantes receberão uma medalha e os três primeiros colocados, um troféu.
Para caracterizar a unidade entre todas as cidades partici­pantes, a largada será às 9h, si­multaneamente. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 30 de junho e 20 de julho, no portal da JMJ Rio2013: www.rio2013.com .

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013