sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ano da Fé: tema do Curso de Canto Pastoral

Há 51 anos a Arquidiocese do Rio realiza o Curso de Canto Pas­toral. Neste ano, o curso terá como tema o “Ano da Fé” e será realizado de 16 a 21 de julho, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 17h30, no salão da Catedral Metropolitana de São Se­bastião do Rio de Janeiro, no Cen­tro. As inscrições estão abertas no Vicariato para a Caridade Social, no Edifício João Paulo II, Rua Benjamim Constant 23, na Glória, a partir de 9h. Quem quiser, também pode se inscrever no primeiro dia do curso, chegando uma hora antes. O valor da inscrição é de R$ 65,00, com o material incluído.
No curso, haverá a partici­pação do cônego Antônio José Moraes, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, que ministrará uma palestra sobre a liturgia da Igreja; do monsenhor José Roberto Devellard, coordena­dor da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra, que falará sobre o espaço celebrativo, e do padre José Carlos Sala, assessor da CNBB Nacional de Música Litúrgica, que abordará os salmos e a Campanha da Fraternidade. Também estarão presentes o organista e compo­sitor padre Ney Brasil Pereira e a cantora e compositora irmã Míria Kolling, que participam do curso todos os anos.
O público-alvo são as equipes de música e liturgia, as que partici­pam da escolha dos cânticos para as celebrações. Os participantes podem levar violões e instrumen­tos de percussão.
Segundo o secretário da Co­missão Arquidiocesana de Músi­ca Sacra, Robson Almeida, o 51º Curso de Canto Pastoral preparará também para a Jornada Mundial da Juventude, pois haverá músicas visando a JMJ Rio2013.
“No curso, essa parte será ministrada pelo padre Jorjão, que tem uma larga experiência de participação na JMJ. Ele ficou encarregado de fazer um histórico das músicas que já foram usadas no evento e também de colocar as músicas que possivelmente serão utilizadas na Jornada de 2013. Fará os ensaios e a preparação dos jovens, que é o público visado”, explicou.

RENATO FRANCISCO