quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vicariato Oeste em defesa da vida humana e do meio ambiente

A Pastoral do Meio Ambiente do Vicariato Oeste também marca presença na Cúpula dos Povos. No Aterro do Flamengo, este evento pa­ralelo à Rio + 20 tem o objetivo de ser uma oportunidade para a sociedade civil tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e de­monstrar a força política dos povos organizados.
Na cúpula, a pastoral apresentou um documento, com a visão dos mo­radores de rua sobre a situação em que se encontram, os problemas por que passam e sugestões de solução para os mesmos. Segundo o inte­grante da Pastoral do Meio Ambien­te da Paróquia Divino Espírito Santo, Ângelo Inácio, foram organizados alguns encontros inter-religiosos e, a partir deles, foram pautados quatro assuntos para fazer parte do debate sobre o meio ambiente e o homem: fé e política, economia, comunicação e a questão do morador de rua, e, a partir desta definição, houve um crescimento da pastoral, e surgiu a ideia de levar este trabalho com os moradores de rua para a Cúpula dos Povos.
“Quando nos encontramos com os irmãos que estão trabalhando com esses grupos, percebemos que o acúmulo do pensamento é muito mais rico. Fizemos uma assembleia de moradores de rua para poder também colocar dentro da Cúpula dos Povos a questão das pessoas que sobram nas sociedades que têm uma estrutura como a nossa, com essa formação capitalista da economia. Essas pessoas definiram qual é a resposta para elas, como se pode criar uma situação de menos sofrimento, de mais cuidado, de mais fraternidade e de mais amor, que foi pregada por Jesus Cristo”, destacou.
A Pastoral do Meio Ambiente do Vicariato Oeste está presente nas paróquias Cristo Operário, São João Evangelista, São José e Divino Espírito Santo.

RENATO FRANCISCO