terça-feira, 19 de junho de 2012

A pessoa humana como centro do desenvolvimento sustentável



Pela primeira vez no Rio de Janeiro e com participação ativa na Rio+20, o núncio apostólico – observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas – Dom Francis Chullikatt (foto), tem uma missão importante: destacar a pessoa humana e os problemas ecológico-sociais dos países mais pobres que, segundo ele, muitas vezes não têm voz nas grandes conferências.
Juntamente com o núncio apostólico, chegaram na terça-feira, 12 de junho, ao Rio, três colaboradores: padre Philip J. Bené, padre Justin Wylie e o advogado Lucas Swanepoel. Todos já estão participando da 3ª Reunião do Comitê Preparatório, na qual se reúnem representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência.
Junto com esta delegação, o arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, é o enviado especial do Papa Bento XVI para o evento.
Em entrevista para a We­bTV Redentor, Dom Francis Chullikatt falou sobre o papel da Igreja na Rio+20, desta­cando os três aspectos do de­senvolvimento sustentável: a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“A Igreja é muito importan­te no desenvolvimento destes três aspectos. Relacionado ao aspecto econômico, sabemos que a Igreja Católica sempre se preocupa com os países pobres, por exemplo. Quando falamos do social, sabemos que a Igre­ja é totalmente envolvida no crescimento da situação social do mundo. O terceiro aspecto, o ecológico, pode-se destacar aqui no Brasil a preocupação com a proteção da Amazônia. Nós cuidamos da natureza, porque nós católicos acredi­tamos na preservação”, disse Dom Francis.
O Núncio Apostólico mos­trou-se preocupado em tra­balhar durante a Conferência principalmente com os países pobres, uma vez que o evento tem dois temas centrais.
“Viemos mostrar especial­mente aqueles que não têm voz, especialmente o povo dos países pobres. Defendemos a humanidade e as pessoas que têm a vida violentada pelo mundo. Temos que ter essa pre­ocupação para a vida humana ser preservada”, acrescentou Dom Chullikatt.

LEANNA SCAL
WEBTV REDENTOR
FOTO: CARLOS MOIOLI