quarta-feira, 27 de junho de 2012

Religiões pelo desenvolvimento



Um território se destacou no Aterro do Flamengo durante a Cúpula dos Povos: o Espaço Religiões por Direito, no qual representantes de diversas religiões refletiram e debateram temas relativos aos direitos humanos, liberdade religiosa e desenvolvimento sustentável.
No dia 19 de junho, na tenda 35, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Rio de Janeiro (Conic-Rio) realizou uma celebração ecumênica pedindo paz na criação, esperança e compromisso com a vida e o desenvolvimento sustentável.
Presidida pelo bispo auxiliar do Rio e presidente do Conic-Rio, Dom Nelson Francelino Ferreira, a celebração contou com a participação do pastor José Roberto Cavalcante, da Igreja Presbiteriana Unida; do reverendo Daniel Rangel, da Igreja Episcopal Anglicana, e da pastora Christine Drini, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. A teóloga Maria Clara Bingemer foi convidada para proferir a reflexão da Palavra.
Entre os fiéis presentes, muitos membros de movimentos e novas comunidades, como Focolares, Fé e Luz, Comunidade de Jesus, Bom Pastor, Shalom e Coração Novo.
Durante a celebração ecumênica, foram lembrados os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.
“Este é um momento muito importante para nós, sobretudo no que diz respeito a nossa fé. Movidos pela boa compreensão da teologia da criação, nós temos muito a contribuir para esse debate em prol da vida no planeta. A teologia da criação nos dá a vocação do cuidado. Creio que a ecologia e a economia sustentável se dão, sobretudo, pela compreensão da lei natural, que nos reporta diretamente ao criador”, pontuou Dom Nelson.
Para o reverendo Daniel Rangel, só com a união das religiões é possível combater a destruição da natureza. “Com a consciência de que o ser humano é a coroa da criação, podemos caminhar juntos para eliminar as injustiças e degradações contra a natureza”, afirmou.

ANDRÉIA GRIPP
FOTO: CARLOS MOIOLI