sexta-feira, 29 de junho de 2012

CNBB publica mensagem sobre a Rio+20


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, no dia 19 de junho, uma mensagem sobre a Conferência Rio+20. Segundo a CNBB, todos devem assumir, com coragem e determinação, o compromisso de rever caminhos e decisões que, ao longo da história, só têm excluído e condenado os pobres à miséria e à morte.
Em unidade com a posição do Vaticano sobre a Rio+20, a CNBB em sua nota reafirma que o desenvolvimento sustentável “carrega consigo a irrenunciável responsabilidade de respon­der aos anseios e expectativas mundiais em relação à defesa e promoção de toda forma de vida, especialmente a humana, desde sua concepção até seu término natural”.
A nota também faz uma ref lexão sobre a “economia verde”, chamando a atenção para o fato de que este sistema será inaceitável, se na prática representar a privatização e a mercantilização dos bens naturais, como a água, os solos, o ar, as energias e a biodiversidade.
“Não podemos nos conten­tar com uma roupagem nova para proteger o insaciável mercado, que só tem olhos para o lucro, configurando-se como ‘lobo em pele de cor­deiro’ ao manter inalteradas as causas estruturais da crise ambiental”, frisou o texto.
E pontuou a responsabilida­de dos chefes de estado para a efetivação do desenvolvimento sustentável: “É necessário que todos, especialmente os di­rigentes mundiais, assumam com coragem e determinação o compromisso de rever cami­nhos e decisões que, ao longo da história, só têm excluído e condenado os pobres à miséria e à morte. Para a erradicação da fome e da miséria, ‘não se trata de diminuir o número dos convidados para o banquete da vida, mas de aumentar a comi­da na mesa’, como já nos alertou o Papa Paulo VI (cf. homilia de João Paulo II em Puebla, 1979).”

Leia a íntegra da mensa­gem em www.cnbb.org.br.
ANDRÉIA GRIPP