quarta-feira, 27 de junho de 2012

Encontro inter-religioso na Cúpula dos Povos



A mesa de diálogo com os líderes religiosos, que aconteceu no dia 19 de junho, no espaço “Religiões por Direitos” da Cú­pula dos Povos para a Rio+20, no Aterro do Flamengo, reuniu representantes de diversas re­ligiões. O objetivo do encontro foi apresentar a visão e o com­promisso de cada religião para a preservação da natureza. O empenho comum e a união de forças para a defesa da vida no planeta foram destacados como sendo uma “energia renovável” que produz esperança.
“Nós temos um chão comum, que é a mãe terra. Temos um criador, que é criador de todos. A questão ecológica nos ajuda a olhar para a mesma direção, porque estamos todos no mesmo barco. Nesses tempos novos, temos oportunidades novas. Somos chamados interpretar os sinais dos tempos”, incentivou o bispo de Volta Redonda e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Francisco Biasin.
No final do evento, foram apresentados os principais tópi­cos da “Carta das Religiões – As religiões e o cuidado da terra”. O documento, que é a conclusão e o compromisso comum da mesa de diálogo, reafirma o valor da vida de cada pessoa, indepen­dentemente de sua condição social, religiosa e cultural. A carta ressalta a importância do respeito à dignidade do ser humano, que deve estar sempre acima de todos os interesses econômicos.
“Nosso compromisso deve ajudar a humanidade a não apenas sobreviver, mas deixar para as futuras gerações um mundo melhor. A criação é a primeira manifestação da bondade e da beleza do cria­dor, poderíamos também dizer que é o primeiro sacramento, sinal do amor providente de Deus pelas criaturas. Na terra aconteceu a aliança entre Deus e a humanidade e com todos os seres criados. O Senhor acompanha a sua criação e a partir dela faz ouvir a sua voz; portanto, Deus continua nos visitando e sustenta toda a criação”, afirmou Dom Biasin.

CLÁUDIA BRITO
FOTO: CARLOS MOIOLI