segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por um mundo mais sustentável e integrado



Após 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), o Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho, será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Susten­tável (Rio+20), e da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, organizado pela sociedade civil global, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo. Assim como na úl­tima conferência, a Igreja estará presente na reflexão e no debate sobre a integração do homem com o mundo a sua volta.
Entre as atividades, haverá uma missa no dia 17 de junho, às 10h, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, e con­celebrada por bispos de outros países. No mesmo dia, à noite, será realizada uma vigília en­volvendo todos os participantes do evento.
Segundo o site oficial do even­to, “o objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avalia­ção do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e por meio do tra­tamento de temas novos e emer­gentes”. Neste contexto, a Rio+20 terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

CÚPULA DOS POVOS
A Cúpula dos Povos pretende ser uma oportunidade para a sociedade civil tratar dos graves problemas enfrentados pela hu­manidade e demonstrar a força política dos povos organizados.
Os participantes debaterão a falta de ações para superar a injus­tiça social ambiental nestas duas décadas, após a Rio 92, o que, para ambientalistas, tem frustra­do expectativas e desacreditado a ação da Organização das Nações Unidas (ONU), e questionarão a pauta prevista para a Rio+20 oficial, a chamada “economia ver­de” e a institucionalidade global, considerada por muitos ambien­talistas como insatisfatória para lidar com a crise do planeta, cau­sada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.
Dentro desta perspectiva, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participará das atividades programadas pela Cúpula dos Povos nos pai­néis específicos de religião. De acordo com a programação, estão previstos testemunhos, conferências, mesas de debates e momentos celebrativos (veja a programação no quadro).
Segundo Dom Orani, a Arqui­diocese do Rio estará de portas abertas para acolher os repre­sentantes do mundo inteiro. “Na Rio+20 haverá a participação da Santa Sé, que tem uma equipe que virá representar o Papa. O repre­sentante do Vaticano junto à ONU estará presente. E a arquidiocese estará presente junto aos nossos representantes oficiais, além do trabalho que faremos junto com o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e a CNBB, na conferência e na Cúpula dos Povos”, destacou o arcebispo.


CÁRITAS NA RIO+20


Entre os organismos da Igreja presentes na Rio+20, estará a Cáritas. De acordo com a diretora-executiva na­cional da instituição, Maria Cristina dos Anjos (foto), a entidade, enquanto uma rede internacio­nal que compõe den­tro da ONU a rede das Organizações Não Governamen­tais (ONGs), terá um assento jun­to a outras redes internacionais na Rio+20 e também se fará presente ao lado dos representantes da sociedade civil na Cúpula dos Povos. Maria Cristi­na destacou que a Igreja defenderá na Conferência que o ser humano não está descolado do meio ambiente, sendo necessário, por isso, ampliar o debate para além da questão ambiental.
“Discutir um modelo de desenvolvimento é discutir a integração de todos: homem, natureza e ecossistema. A presença da Igreja vai ser muito importante. Nos dias da Conferência rezaremos juntos no Rio. Assim, enquanto Igreja, teremos outros elementos que fortalecem essa nossa identidade e essa nossa busca por um outro modelo de desenvolvimento, onde o ser humano seja o centro da vida. Desta forma, esperamos poder dar uma contribuição a toda essa reflexão”, disse.
Segundo a diretora-exe­cutiva, a Cáritas, como di­versos outros organismos, seja de inspiração religiosa ou não, levarão suas experi­ências para ajudar a pensar um desenvolvimento mais sustentável não só para o Brasil, mas para todo o pla­neta, levando em conta a sociobiodiversidade.
“Os organismos demons­trarão experiências que já apontam para uma pers­pectiva de atuação mais sustentável. E a gente espera que, na reunião oficial, as definições feitas pelos gover­nos que estarão presentes na Rio+20 venham confirmar essas experiências”, pontuou Maria Cristina.

Informações sobre a Rio+20 no site: www.rio20.gov.br
Informações sobre a Cúpula dos Povos no site: www.cupuladospovos.org.br

RENATO FRANCISCO
IMAGEM: REPRODUÇÃO



Confira a programação:

• Dia 15 de junho, das 15h45 às 17h15, na Tenda da Paz, no Aterro do Flamengo - Mesa de diálogos sobre meio ambiente e justiça social.
• Dias 15 e 16 de junho, das 15h do dia 15 às 17h do dia 16, na Casa Maria Imaculada, na Rua Joaquim Murtinho, 641, em Santa Teresa - Assembleia do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social com os atingidos por desastres ambientais.
• Dia 16 de junho, às 9h, no Aterro do Flamengo - Mesa de diálogos sobre o Código Florestal, em conjunto com o Comitê Brasil em Defesa das Florestas.
• Dia 17 de junho de 2012, às 10h, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro - Missa presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, com a presença das delegações estrangeiras.
• Dia 17 de junho, às 11h30 - Entrevista coletiva com a presidência da CNBB, com leitura da Carta das Organizações Internacionais de Ajuda Financeira e da presidência da CNBB em relação à Rio+20/Cúpula dos Povos, na Catedral de São Sebastião, no Centro.
• Dia 17 de junho, das 20h às 24h, no Aterro do Flamengo - Vigília Interreligiosa.