terça-feira, 12 de junho de 2012

Corpus Chisti no Rio reúne mais de 150 mil pessoas



Em toda a Arquidiocese do Rio, mais de 150 mil fiéis parti­ciparam, no dia 7 de junho, das Solenidades de Corpus Christi. Nos sete vicariatos territoriais, as igrejas estiveram lotadas em todas as missas, e as procissões levaram uma multidão às ruas da cidade.
Na Igreja de Sant’Ana, San­tuário de Adoração Perpétua, no centro do Rio, o arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a missa de encerramento da 86ª Semana Eucarística, às 10h. A Eucaristia foi concelebrada pelo bispo auxiliar eleito do Rio mon­senhor Roque Costa Souza, pelo vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares, e sacerdotes presentes.
Em sua homilia, Dom Orani destacou que a Eucaristia nos ajuda a viver como Igreja e nos faz Igreja. Neste contexto, falou da importância de se viver a unidade e a comunhão: “Queremos cada vez mais chegar a ser Eucaristia, ser comunhão, a ser unidade, e é neste aspecto que a celebração dessa solenidade se coloca como centro da nossa espiritualidade cristã e católica.”

Procissão e solidariedade

Na parte da tarde aconteceu uma procissão pelas ruas do centro da cidade, com início às 16h, logo após a celebração do Ofício de Vésperas, na Cande­lária. Os fiéis que participaram foram convidados a levarem alimentos não perecíveis, que foram entregues em postos de arrecadação colocados ao longo do percurso da procissão e serão posteriormente entre­gues a instituições assistidas pelo Vicariato para a Caridade Social.
Segundo a assessoria de im­prensa da Arquidiocese do Rio, devido ao temporal que atingiu a cidade, entre 50 e 60 mil fiéis acompanharam o Santíssimo Sacramento, levado por Dom Orani João Tempesta, até a Ca­tedral de São Sebastião.
Durante a procissão, os fiéis foram surpreendidos pela chu­va e por rajadas de ventos. Ao chegar à Avenida Chile, Dom Orani passou com o Santíssimo Sacramento sobre tapetes de sal, feitos por fiéis, no início da manhã do dia 7.
Na altura da Avenida Treze de Maio, o arcebispo fez uma breve parada e rezou pelas víti­mas dos desabamentos de dois prédios e um sobrado, ocorridos em janeiro.
As homenagens ao Santíssi­mo Sacramento foram encerra­das com uma missa no interior da Catedral.

HISTÓRIA
Qual a origem da Solenidade de Corpus Christi? Dom Orani explicou: “a solenidade, que foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, teve sua origem no século 13, em Liège, na Bélgica, onde uma freira chamada Juliana de Cornion teria tido inspirações sobre esse mistério, expressando que seria muito importante que o sagrado mistério Eucarístico fosse celebrado de forma especial e com merecido destaque.
Em 1274 ocorreu a primeira procissão com a hóstia consa­grada e foram escritos os textos litúrgicos desta solenidade, preparados por São Tomás de Aquino. Todavia, a difusão da festa só começou a acontecer no período barroco, tornando-se um verdadeiro e imenso cortejo de Ação de Graças.
Hoje a celebração festiva consta de missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Cor­po e ao Santíssimo Sangue de Nosso Senhor. A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo; a procissão, a lembrança da caminhada do povo de Deus, peregrino neste mundo, que marcha para a casa do Pai, o céu, nossa meta e definitiva morada; e a Adoração, um dos mais pro­fundos gestos de comunhão que podemos estabelecer com Nosso Senhor Jesus Cristo.”

ANDRÉIA GRIPP
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA