terça-feira, 19 de junho de 2012

Arquidiocese celebra o aniversário de Dom Orani




No sábado, 23 de junho, os fiéis da Arquidiocese do Rio celebrarão o aniversário natalício de Dom Orani João Tempesta. Natural da cidade de São José do Rio Pardo, no Estado de São Paulo, desde cedo sentiu o apelo do Senhor e procurou responder ao chamado divino, tornando-se monge cisterciense em 1968 e ordenando-se sacerdote em 7 de dezembro de 1974. Como Sacerdote, assumiu importantes cargos na Diocese de São João da Boa Vista (SP) e dentro da Ordem Cisterciense, que culminou com a sua nomeação como o primeiro abade da Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo, em São José do Rio Pardo.
Em 1997, Dom Ora­ni foi chamado para o episcopado, exercendo inicialmente a função de bispo de São José do Rio Preto (1997-2004); posterior­mente, arcebispo de Belém do Pará (2004-2009), e desde 19 de abril de 2009, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro.
No dia em que tomou posse de seu ministério no Rio de Janeiro, afirmou:
“Venho como cristão, discí­pulo de Jesus Cristo, escolhido como apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos. Venho como cristão que sabe que toda a Terra é sua pátria e não se sente estrangeiro em nenhum lugar, mas, por outro lado, sabe que é sempre aquele que caminha para a pátria definitiva, não se esquecendo de que aqui o tempo é fugaz!”, disse Dom Orani.
Esse é o nosso arcebispo, o nosso pastor e pai. Para­béns, Dom Orani!

ANDRÉIA GRIPP
FOTO: CARLOS MOIOLI

Homenagens

Trabalhando como jornalista há quase 50 anos, sei reconhecer um comunicador. Acho que o nosso arcebispo do Rio de Janeiro se enquadra perfeitamente nesta ca­tegoria. Ele tem algumas características que são essenciais para uma comunicação moderna. Fala com simplicidade, mesmo quando aborda temas complexos. E conse­gue uma harmonia entre a forma e o conteúdo que valoriza bastante a mensagem. Tudo isto está sendo muito importante no quadro de uma arquidiocese como a do Rio de Janeiro. E acho que essa maneira de ser de Dom Orani também tem tudo para agradar aos cariocas, que gostam de sinceridade e têm horror ao pedantismo.
JORNALISTA LUIZ PAULO HORTA, PRESIDENTE DO CENTRO DOM VITAL

Somos felizes por ter Dom Orani como arcebispo. Sua presença nos convida à ousadia e a encarar com coragem os desafios. Sua presença em meio ao povo nos convida a vivermos em permanente missão. Não poderia existir melhor lema para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 que “Ide e evangelizai a todos os povos”. Certa vez, Dom Orani disse que a juventude católica faz a diferença no mundo; penso que somos assim somente por termos um pastor que faz a diferença.
JULIANA FERNANDES, PASTORAL DA JUVENTUDE

Dom Orani conquista pela comunicação clara, simples, envolvente, que alcança a todos. Destaca-se pela disposição com que abraça o seu ministério episcopal. Impressiona, porque leva a Palavra em todas as direções... Incansá­vel! Bom Pastor! Parabéns Dom Orani nesse dia tão grandioso!
PAULA BEATRIZ BRASIL, PASCOM VICARIATO SUL

Pastor atento ao mundo contemporâneo, Dom Orani João Tempesta está imerso na cultura digital. É dos que ficam conectados o tempo inteiro. Só que esse tempo é todo dedicado ao seu ministério episcopal. Nada o distrai desse objetivo existencial de levar a Palavra e a vida a todas as gentes. Preza a cultura do povo como um dom de Deus e a valoriza e a incentiva em suas ações pastorais. As expressões culturais, sem distinção, têm para Dom Orani o sentido paulino de uma cristianização profunda e transformadora dos valores da sociedade a partir da criação humana. Nesse ato, o homem também pode se aproximar de Deus e viver segundo a sua vontade. É nisso que Dom Orani acredita.
PROFESSOR MIGUEL PEREIRA, PUC-RIO

Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa. Eis o tempo propício para dar graças: a celebração da vida de Dom Orani. Uma vida nobre e digna que se gasta a serviço da nossa Igreja. Uma vida nobre e digna que se gasta por uma Educação de qualidade para todos, por uma cultura inclusiva.
Uma vida que se gasta por uma inserção cada vez mais eficaz da nossa Igreja no mundo da Educação, e, pela garantia do Ensino Religioso. Uma vida que se gasta para tornar nossa fé, nossa Igreja e nosso Deus, visível e no meio de todos. E assim Dom Orani vai enobrecendo e dignificando sua existência com atitudes próprias de um educador, de um sábio, de um pastor contemporâneo. Vida longa ao nosso arcebispo!
PROFESSOR SÉRGIO MAIA, PASTORAL DA EDUCAÇÃO DO REGIONAL LESTE 1

Em nosso arcebispo, Dom Orani, por seu cuidado e zelo tão objetivo e próximo, podemos experimentar a imagem do Bom Pastor, que anuncia: “Conheço as minhas ovelhas”(Jo 10, 14). Em sua incansável presença junto às novas comunidades e junto a todas as expressões da Igreja, vemos a encarnação da comunhão e da unidade anunciadas em seu lema episcopal, o que é encorajamento e motivação para vivermos a nossa vocação. Que Deus abençoe nosso pai e pastor!
ALEXANDRE BASTOS, FUNDADOR DA COMUNIDADE PEQUENO REBANHO

O que nós, do Banco da Providência, queremos ressaltar na presença de Dom Orani, como nosso pastor, é o seu comprometimento com a causa dos Direitos Humanos. Seu testemunho tem sido um exemplo para a construção de um Rio de Janeiro humano e fraterno.
MARINA ARAÚJO, DIRETORA DO BANCO DA PROVIDÊNCIA