segunda-feira, 21 de maio de 2012

Viver a mística da comunicação cristã



O comunicador cristão busca se educar e se reeducar, cotidia­namente, para vivenciar o mo­delo de comunicação revelado por Jesus Cristo: ir ao encontro, ouvir, valorizar a pessoa do in­terlocutor.
O agente da Pastoral da Co­municação é chamado a viven­ciar os valores evangélicos da comunicação cristã, fazendo a experiência do diálogo, da tolerância, da escuta, do acolhi­mento, da comunicação positiva, sempre; comunicação que leva à solidariedade, a comportamen­tos justos, à partilha dos bens e dos dons, ao exercício da cida­dania, à transformação pessoal e social.
Como podemos concretizar isto? Dentro das realidades das nossas comunidades, no espaço e no tempo em que vivemos, nas circunstâncias e conjunturas que exigirão respostas e tomadas de atitudes de cada um de nós.
Na Pastoral da Comunicação, estas atitudes são tomadas de forma individual (no cotidiano de cada agente) e de forma co­letiva (nas ações que se realizam em equipe, de forma planejada).
Para viver a experiência da comunicação cristã, o agente da Pascom ou de outras pastorais, movimentos e serviços precisa tomar iniciativa, ter coragem de romper com os velhos hábitos que o prendem a conceitos e a hábitos antigos, herdados de um modelo excludente e autoritário de comunicação, assimilados, muitas vezes, até na própria família.
O processo de reeducação para a comunicação requer al­guns exercícios, algumas toma­das de atitudes bem concretas na vida. Eis alguns passos para se trabalhar a mística da comunica­ção cristã nos comportamentos diários.

1. BUSCAR O AUTOCONHECIMENTO
O primeiro passo neste pro­cesso de reeducação para a co­municação humana e cristã passa por uma avaliação de si mesmo. Responder a perguntas como: Quem sou eu? Como sou? Como me percebo? Como me trato? Como me sinto em relação a mim mesmo? Quais são as minhas virtudes? Quais são as minhas fragilidades? Como eu reajo emocionalmente aos acontecimentos e aos outros? Como anda a minha autoestima? Como é o meu lazer? E minha vida afetiva? Como me comunico / relaciono com as outras pessoas dentro de casa, na escola, na rua, na igreja, através do rádio ou de outros meios?
Quem busca ter consciência de si mesmo ama-se, preza­-se. Assim, fica bem mais fácil de amar e prezar os outros, respeitando suas qualidades e limites humanos. Aceitar-se para aceitar: este é o caminho do crescimento espiritual do comunicador cristão.

2. TOMAR A INICIATIVA DE IR AO ENCONTRO DO OUTRO
O agente da Pastoral da Co­municação toma a iniciativa e vai ao encontro do outro, com o objetivo de estabelecer comu­nicação e construir comunhão com ele. Agir, sempre, mas agir no tempo certo, com cautela, usando uma certa diplomacia para conquistar o coração e a amizade de cada pessoa.

3. CULTIVAR A ALEGRIA DE VIVER E A POSITIVIDADE
O agente da Pascom cultiva a alegria e o ânimo. Como Jesus Cristo, ele é portador da Boa Novidade. Quem entra em con­tato com o comunicador cristão sai cheio de boas notícias que trazem esperança.

4. CULTIVAR A PACIÊNCIA PARA OUVIR OS OUTROS COM O CORAÇÃO
A escuta requer abertura ao outro. Quem escuta, verdadeira­mente, procura entender e aco­lher o que o seu interlocutor está querendo comunicar. O coração de quem escuta tem paciência verdadeira e doa-se para fazer o outro mais feliz.
O comunicador é, antes de tudo, escutador: realiza-se, tam­bém, na escuta. É assim que pode convencer os outros a também escutarem os outros, nas suas respectivas pastorais, movimen­tos, serviços e no cotidiano de suas vidas. O agente da Pascom educa pelo testemunho da co­municação.

5. SER DEMOCRÁTICO E DIVIDIR RESPONSABILIDADES COM OS OUTROS
Autoritarismo não combi­na com comunicação cristã. A arrogância bloqueia, cria barreiras, provoca ruídos e corta qualquer possibilidade de comunhão. Nosso objetivo é gerar comunidade, espaços de diálogo. O comunicador educa­-se, dia após dia, para dividir responsabilidades e deixar que outros exerçam o direito de dar opinião, de participar das deci­sões, de expressar suas ideias, de exercer a sua cidadania também dentro da Igreja.

6. FALAR E TESTEMUNHAR COM AUTORIDADE
O testemunho é o instru­mento de trabalho mais eficaz do comunicador, dentro da co­munidade. Ao viver os valores da comunicação cristã, o agente da Pastoral da Comunicação ganha credibilidade, confiança e ami­zade. É isso o que torna a equipe de Pascom uma referência para os outros agentes de pastoral, para as outras pastorais, setores da Igreja e outros segmentos da sociedade local.
O comunicador cristão se capacita para desempenhar melhor a sua comunicação ao estabelecer contatos interpessoais, nos momentos de falar em público, com representantes de outras instituições e através dos meios de comunicação. Falar com segurança, expressando-se com qualidade, com convicção é o segredo de sua autoridade.

7. CULTIVAR O ESPÍRITO COMUNICATIVO
Ser comunicador da Pastoral da Comunicação é um apostolado. Quem opta pelo projeto de comunicação de Jesus Cristo cultiva o ardor missionário e procura viver os valores deste projeto em todas as ocasiões e em todos os ambientes.
O que significa cultivar um espírito comunicativo? Significa estar disponível à escuta, ao encontro, à visita, aos contatos, à comunicação. Significa cultivar a saúde da mente, do corpo e do espírito para estabelecer sintonia com o outro, sinergia.
Em outras palavras, a comunicação do agente da Pascom atrai as outras pessoas, provoca empatia, faz os outros se sentirem bem. Só alcança este tipo de comunicação quem cultiva a espiritualidade.

FONTE: WWW.RCCRJ.ORG.BR
FOTO: REPRODUÇÃO