segunda-feira, 21 de maio de 2012

Campanha de hospedagem entra em nova fase



O Setor de Hospedagem do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 promoverá, dia 26 de maio, um treinamento para as equipes paroquiais de hospeda­gem e para os voluntários que apoiarão a nova fase da campanha “Faça milhões de amigos”.
Esta etapa consiste em visitar as famílias cadastradas em cada território paroquial para escla­recer possíveis dúvidas, além de finalizar os cadastros. A tarde de treinamento, que acontecerá das 14h às 17h, será no segundo andar do Edifício João Paulo II, onde fica a sede do COL, na Glória.

ENCONTRO COM OS INSTITUTOS RELIGIOSOS

Os trabalhos do Setor Hospeda­gem não param. No dia 9 de maio, a equipe do COL se reuniu com representantes de 75 institutos religiosos para apresentar e escla­recer as dúvidas das congregações sobre o funcionamento da hospe­dagem, das catequeses e da Feira Vocacional durante a JMJ Rio2013.
Além da coordenadora do Setor Hospedagem, irmã Graça Maria, estiveram presentes na reunião o presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o vigário episcopal para a Vida Consagrada na arquidiocese, Dom Roberto Lopes, e um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin.
Dom Orani ressaltou que a hospedagem beneficiará não somente os peregrinos, mas também aqueles que acolherão. “A vida consagrada é por si só um grande bem para a Igreja, e quando os irmãos receberem os jovens em suas casas, creio que além de fazer um bem para os que chegam, fará um bem para a própria vida religiosa que se abre a essas experiências. Eles conhecerão realidades de todo o mundo e projetarão também uma visão positiva do Rio, que recebe com alegria os que vêm de longe”, disse.
De acordo com Dom Rober­to, alguns colégios religiosos já fazem reformas e analisam as estruturas sanitárias para melhor acolher os peregrinos. “Em algumas regiões as próprias religiosas estão indo a clubes e outros locais que poderão aco­lher a juventude. Acredito que a JMJ será um sucesso”, afirmou.
O padre Leandro Lenin apontou ainda que as congre­gações também poderão sediar catequeses, se dispuserem de auditórios e quadras esportivas que não serão usadas para a hospedagem. Além da acolhida nas hospedagens e catequeses, alguns religiosos já se mostraram dispostos a trabalhar também como voluntários, especialmente na área de traduções, devido à diversidade linguística de muitas congregações.
A Feira Vocacional também entusiasmou a todos. “Essa é a oportunidade que as congre­gações terão de expor o seu ca­risma, seus dons para os jovens que se sentem chamados às respectivas vocações”, lembrou padre Leandro Lenin.

POR CHRISTIANE SALES
COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013