segunda-feira, 21 de maio de 2012

Festa no Santuário da Penha marcará a divulgação dos patronos da JMJ Rio2013


No próximo dia 27 de maio, jovens do mundo inteiro conhe­cerão os nomes dos patronos e intercessores da Jornada Mun­dial da Juventude (JMJ) Rio2013.
Os nomes serão divulgados após a Santa Missa de Pentecos­tes, presidida pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tem­pesta, no Santuário da Penha. A missa marcará também o en­cerramento do Mês Mariano na Arquidiocese do Rio.
A programação no santuá­rio terá início às 15h, com uma procissão que sairá da Paróquia Bom Jesus da Penha. Na chegada ao santuário, por volta das 16h, o arcebispo do Rio, Dom Ora­ni João Tempesta, presidirá a Santa Missa Campal na Concha Acústica, seguida da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha.
O santuário fica no Largo da Penha, 19. Mais informações pelo telefone 3219-6262.

QUEM SERÃO OS PATRONOS?

Para saciar um pouco a curio­sidade dos jovens, o padre Le­andro Lenin, um dos diretores executivos do Setor de Prepa­ração Pastoral, deu uma dica: serão santos que têm a ver com a história e o tema da Jornada e com o Brasil.
O COL dividiu a escolha dos santos em patronos, que têm li­gação com a Jornada, com o tema e o país sede do evento; e em in­tercessores, modelos exemplares de juventude, que se entregou a Cristo vida por amor a Cristo. A escolha da Festa de Pentecostes foi feita por ser justamente o Espírito Santo o grande impul­sionador da vida de santidade nos discípulos de Cristo.
“Quando pensamos em um santo da Igreja, temos nele um modelo seguro de alguém que, tão humano como nós, conse­guiu seguir Jesus Cristo até as últimas consequências”, explicou padre Leandro.
De acordo com o sacerdote, para cada patrono e intercessor será apontada uma virtude bem aparente para que os jovens possam imitá-la. “Olhar para aquele santo vai inspirar a vida desses jovens e trazê-los para o dia a dia. A gente vai poder ter o ‘nosso santinho’ e ele, de fato, vai nos ajudar a ser melhores, não só pela intercessão espiritual dessa grande comunhão que temos com eles, mas acima de tudo vendo que ele tão jovem se entre­gou. E por que eu também não conseguirei fazer isto?”, disse.
O evento de divulgação do nome dos santos patronos e in­tercessores começa com a oração do terço, a partir das 14h, na Igre­ja Bom Jesus da Penha. De lá, os jovens seguem em procissão até a Concha Acústica do Santuário da Penha, onde será celebrada a Santa Missa. “Toda arquidiocese e também todo o Brasil poderão descobrir ao final desta Santa Missa quem serão estes que nos ajudarão a caminhar com mais segurança nos dias da Jornada, e nos inspirar depois”, afirmou o sacerdote.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTO: ALÉCIO CABRAL