segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ano da Fé


Nos dias 5, 19 e 26 de maio, das 9h às 11h, será realizado, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, um curso sobre o Catecismo da Igreja Católica, a fim de celebrar o Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI para começar em outubro deste ano.
No primeiro sábado, o curso tratará de aspectos históricos do documento, evidenciando como surgiu o Catecismo, qual é o cerne da fé cristã e o que pode realmente constituir a vida.
No segundo sábado, o assunto será “Onde é que o Catecismo fala dos 10 Mandamentos?”. Será explicado como o Catecismo coloca os mandamentos não como uma proibição primeiramente, mas como a virtude humana e cristã que deve ser protegida por eles.
No terceiro sábado, o assunto será “Como o catecismo trata a oração do cristão?”, ressaltando que a oração é um dom para todos os homens.
O expositor e coordenador do curso, o bispo auxiliar emérito do Rio Dom Karl Josef Romer, que já fez diversos artigos e palestras sobre o Catecismo, fala sobre a importância do tema para os fiéis: “É preciso co­nhecer a fé e o mundo de hoje para sentir como essa fé pode iluminar os nossos sofrimentos e alimentar as esperanças, bem como nos ajudar a compreender os tempos do mundo de hoje”, destacou Dom Romer.

RENATO FRANCISCO