segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ação missionária envia novos padres para o Mato Grosso


Uma das propostas surgidas durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu no ano de 2011, em Aparecida, come­çou a ser posta em prática pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em dezembro do mesmo ano, com o envio dos diáconos Sérgio Luiz Mafra dos Santos e Flávio Matias Oliveira, para atender as necessidades evangelizadoras na Prelazia de Paranatinga, no Mato Grosso. A partir dessa experiência, eles decidiram que, após recebe­rem o Sacramento da Ordem, voltariam para uma experi­ência mais longa e concreta naquela área tão necessitada. Com a ordenação presbiteral, que aconteceu no dia 14 de abril, os novos sacerdotes vão poder atender ao chamado de Deus. Eles ficarão por três anos à frente do Núcleo Missionário da Arquidiocese do Rio, a frente da Paróquia Sant’Ana e São Joa­quim, em Nova São Joaquim, no interior do Mato Grosso. O res­ponsável pela missão é o pároco da Paróquia Apóstolo São Pedro, em Cavalcante, Ludendorff Co­hen Couto (padre Licinho), que há dez anos leva, anualmente, um grupo de evangelizadores por 15 dias no mês de julho. Este ano, excepcionalmente, a missão acontecerá em agosto.
A cada ano que passa, o tra­balho missionário desenvolvido pelo padre Licinho toma mais forças e formas. Agora, o grupo já dispõe de alguns recursos que facilitam a viagem até o Mato Grosso.
Dom Vital Chitolina, que já foi bispo de Paranatinga e é o atual administrador, é quem acolhe os missionários, desde que o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio, firmou um acordo de apoio, há dez anos, entre a Arquidiocese do Rio e a Prelazia de Paranatinga. Dom Vital, que agora é bispo de Diamantino (MT), se emocionou ao falar sobre o trabalho missio­nário que realiza em parceria com a arquidiocese. “Quando cheguei em Paranatinga não tinha nem casa para morar. Aos poucos, a precariedade foi sendo suprida e pudemos receber o primeiro grupo de missionários. Eram oito pessoas com o padre Licinho. Agora, vejo que o traba­lho desenvolvido com seriedade resultou na confiança e no envio dos dois novos padres”, disse.
Dom Vital veio para ordena­ção dos novos padres e cumpriu uma agenda intensa no Rio de Janeiro. Um de seus compromis­sos foi o encontro com o grupo de missionários que participam das ações missionárias, no Rio e no Mato Grosso. Com simplicidade e humildade, o bispo ouviu a todos, esclareceu as dúvidas apresentadas e conduziu um momento de louvor e oração.

MARIA BERNADETE FELIPPE
JORNALISTA E MISSIONÁRIA DA ARQUIDIOCESE
FOTOS: GUSTAVO DE OLIVEIRA
(Nas fotos, os sacerdotes Sérgio Luiz Mafra, à esquerda, e Flávio Matias, à direita, no dia da ordenação sacerdotal que aconteceu em 14 de abril, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Os novos padres foram enviados pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, como missionários para a Prelazia de Paranatinga, em Mato Grosso. Eles vão assumir a Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Nova São Joaquim, no interior do estado.)