segunda-feira, 7 de maio de 2012

Família carioca fala da expectativa de acolher peregrinos para a JMJ Rio2013



Milhares de moradores do Rio de Janeiro já conseguiram se cadastrar pelo site www.rio2013. com/pt/hospedagem, e vivem agora a expectativa de receber em suas casas os peregrinos que virão participar da JMJ em julho do ano que vem.
A família Bertine, residente no bairro da Freguesia, em Jacarepa­guá, faz parte desse grupo, mas também desempenha um papel central na campanha de hospe­dagem “Faça milhões de amigos”. Eles foram tomados de surpresa ao serem escolhidos como prota­gonistas dos materiais de divul­gação dessa campanha.

MODELOS PELO FACEBOOK
A diretora do Setor de Hospe­dagem, irmã Graça Maria, contou que buscou no ambiente das redes sociais uma família que pudesse ilustrar com veracidade o rosto do acolhimento carioca. “Queríamos uma família de ver­dade e não modelos de agência de publicidade”, explicou.
A busca foi feita a partir do acesso ao Facebook, inicialmente direcionada a páginas de paró­quias já conhecidas pela religiosa. Em seguida, irmã Graça navegou por álbuns de fotos de diversos perfis associados àquelas paró­quias. Seu objetivo era encontrar uma imagem de família que ge­nuinamente simbolizasse a cam­panha. “Demorou bastante, mas fiz uma pré-seleção e, por fim, escolhemos a família Bertine”.
Depois da inusitada e até então silenciosa seleção, o casal Jorge e Neite, com seus filhos Ca­mila, de 17 anos, e Jorge Augusto, de 12 anos, foram efetivamente contatados. “Minha mãe recebeu a notícia, e depois falou com o resto da família. Nem imaginá­vamos que íamos ser modelos da campanha”, relatou Camila. “Antes disso, já estávamos com o intuito de acolher as pessoas. Logo que saiu a campanha, a gente se inscreveu.”, acrescentou.

RECEBER O PRÓPRIO CRISTO
Após as seções de fotos ofi­ciais para o material de campa­nha, a família Bertine segue com sua rotina, esperando, orando e se preparando para os futuros visitantes. “Eu sou mãe de uma jovem e de um pré-adolescente. Sei que os jovens que virão para o Rio vão enfrentar as dificulda­des de estar longe de casa. Sei que não é fácil. Espero que eles se sintam em casa, que fiquem à vontade. Vamos fazer por eles o que gostaríamos que fizessem pelos nossos filhos”, enfatizou Neite. Camila acredita que “ao fazer isso, a gente está recebendo o próprio Cristo”.

NÃO DEIXAR PARA A ÚLTIMA HORA
As inscrições para os morado­res do Rio de Janeiro que desejam abrir suas casas para hospedar os participantes da JMJ Rio2013 continuam abertas e devem ser feitas pelo link www.rio2013.com/ pt/hospedagem. A coordenadora desse setor explicou que algumas ações da Jornada só poderão ser planejadas após a distribuição ge­ográfica dos peregrinos. Os dados sobre hospedagem precisam estar disponíveis o mais cedo possível, por isso é importante que os futu­ros anfitriões não deixem para se cadastrar na última hora.

FERNANDA LIMA LOPES
COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013