terça-feira, 17 de abril de 2012

Unidade na diversidade



"Que todos sejam um" (Jo 17,21). O lema episcopal do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, revela a meta que o pastor da arquidiocese busca seguir ao longo do seu ministério. Particularmente na Arquidiocese do Rio, que é uma grande metrópole com inúmeros desafios, ele tem conseguido demonstrar a sua disposição de forma surpreendente.
"Meu lema episcopal me acompanha desde a juventude e manifesta a minha convicção de que a diversidade de dons e carismas que temos na Igreja é uma grande riqueza e que a unidade entre todos nós é a razão da evangelização: ‘para que o mundo creia’. Acredito que sem união, nenhum trabalho é suficiente para a evangelização", afirmou Dom Orani.
Aberto ao diálogo e disposto a revelar a face acolhedora de Cristo, ele conseguiu construir pontes e estreitar laços. Com a coragem de quem é firme na fé e sabe defender a verdade revelada por Jesus, ele age com o acolhimento de um pastor e a firmeza de um pai. Na busca da unidade, a arquidiocese tem participado de diversos encontros ecumênicos e inter-religiosos.
Especialmente em relação à cultura popular, o arcebispo busca incentivar o que as pessoas fazem de belo e que revela a beleza do Criador, autor da inteligência e da criatividade do homem. "Todo o cristão tem o dever de ajudar o mundo a ser melhor e levar paz para as pessoas. Essa é a nossa missão: testemunhar a força de Cristo em nossa vida", incentivou Dom Orani.
Durante os três anos de seu pastoreio na Arquidiocese do Rio, ele tem buscado de forma incansável visitar todas as paróquias e capelas, revelando sua disponibilidade e simplicidade. Além disso, para estar mais próximo de seus pares, promoveu encontros nos vicariatos e em sua residência, no Palácio São Joaquim.
Coração aberto e mãos estendidas são características daqueles que estão dispostos a levar a paz ao mundo, através de pequenos e grandes gestos. É dessa forma, pela graça do Espírito Santo, que o pastor da Igreja do Rio conduz "suas ovelhas" pelo caminho estreito e reto que leva ao Céu.
"Os crentes que respondem à Palavra de Deus e se tornam membros do Corpo de Cristo ficam estreitamente unidos a Cristo. (...) A unidade do corpo não acaba com a diversidade dos membros. (...) A unidade do Corpo Místico vence todas as divisões humanas" (Catecismo da Igreja Católica nº 791).


CLÁUDIA BRITO

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA