terça-feira, 17 de abril de 2012

Um pastor que traz a marca da juventude



Sempre que alguém fala de juventude surgem ‘adjetivos’ como entusiasmo, paixão pelo trabalho, disposição emocional para desafios e física para resistir sem se cansar. Todas essas características também servem para descrever o pastor da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, que em seu ardor missionário e coração jovem abraçou o maior presente que a juventude do Rio e do Brasil poderiam receber: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Dom Orani não só aceitou candidatar a cidade a esse grande encontro de fé e unidade, mas tomou a causa como parte fundamental de sua vida e da vida de toda a comunidade carioca.
Já no anúncio de que o Rio havia sido escolhido para sediar a JMJ Rio2013, feito pelo Papa Bento XVI, no dia 21 de agosto, durante o encerramento da Jornada de Madri, ele se colocou inteiramente disponível e partilhou sua felicidade: "Louvemos a Deus, assumamos com grande responsabilidade esse grande momento e exultemos de alegria."
Mas a empatia com os jovens não começou com a JMJ. Nesses três anos à frente da arquidiocese, nosso pastor cativou a juventude, chamou-a ao serviço e deu voz aos corações que ansiavam em anunciar o Cristo.
"Quero estar ao lado de cada um de vocês, com minhas palavras e orações, sacrifícios e trabalhos", disse o arcebispo em uma de suas mensagens dedicadas à juventude.
Para Giselle Azevedo, do setor de Voluntários da JMJ Rio2013, Dom Orani estabeleceu uma relação de amizade com a juventude. "Nós jovens nos sentimos alcançados por suas palavras, seu cuidado e suas orações", disse ela.
Esses laços são reforçados a cada dia em que os jovens se espalham nesse incansável missionário do Evangelho, que exemplifica bem o lema da Jornada de 2013: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19).
"A verdadeira jornada começa hoje em nossos corações. É itinerário interior feito de mãos dadas com a comunidade através da oração e do apostolado", ressaltou Dom Orani.
Em seus textos dedicados em especial à juventude, há um convite constante ao amor e serviço: "A Jornada Mundial da Juventude Rio2013 não pode se reduzir aos poucos dias de alegria e entusiasmo que teremos em julho do próximo ano. Ela deve ser o ponto alto de um itinerário no amor. A preparação já é encontro, conversão e renovação em Cristo. Por isso, é importantíssimo intensificar a vida de oração e sacramental. Convido os jovens a se engajarem nos grupos paroquiais e movimentos."
"Dedico estas palavras especialmente a vocês, presente e futuro da Igreja e da humanidade. O entusiasmo e alegria que lhes caracterizam são espelhos da beleza de Deus. A eternidade é a nossa vocação, e vocês são reflexos de que é possível viver plenamente, pois não há nada que nos mantenha mais jovens do que a graça e a amizade com Deus", afirmou em outro momento.


RENATA RODRIGUES
EDITORA-CHEFE DA JMJ RIO2013

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA