terça-feira, 17 de abril de 2012

Orar e trabalhar



A espiritualidade beneditina, que segue a regra escrita por São Bento, incentiva os monges a equilibrar oração e trabalho. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, como monge cisterciense, segue essa mesma regra beneditina, através do carisma de São Bernardo, que é considerado o segundo fundador da Ordem Cisterciense.
"Todo o nosso mérito consiste em confiarmos plenamente em Deus". A frase de São Bernardo resume a espiritualidade cisterciense e revela a humildade de quem busca ouvir a Deus, para somente depois agir obedecendo a vontade do Criador. Seguindo essa meta, o arcebispo do Rio demonstra, através de seu olhar, palavras e atitudes, a espiritualidade de sua vida religiosa, entregue a Jesus, através de Nossa Senhora.
Segundo o vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, Dom Orani é um grande exemplo de que é possível ser uma pessoa profunda de oração e de contemplação, mas, ao mesmo tempo, levar a piedade popular no meio do povo de Deus.
"São Bernardo é um grande padre que evangelizou a Europa, levou a figura de Maria e que tinha um grande zelo pelo povo de Deus, uma preocupação profundamente humanista. E essa é justamente a figura do nosso pastor. Dom Orani vai em busca de seu povo e sabe escutá-lo, sendo presença incansável junto das pessoas em todas as atividades", afirmou Dom Roberto.

CLÁUDIA BRITO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA