terça-feira, 17 de abril de 2012

Dom Orani e os meios de comunicação



Nos três anos de seu governo, Dom Orani João Tempesta fez inúmeros progressos nos veículos de comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Além de celebrar quase todos os sábados a missa "Rio Celebra", transmitida, às 9h, pela Redevida, ele também celebra em datas festivas a missa transmitida aos domingos pela TV Brasil. O arcebispo foi, inclusive, importante junto à direção da TV Brasil, quando a emissora ameaçou retirar a missa do ar.
Um dos pontos marcantes de seu governo foi a criação da WebTV Redentor, que no ano passado marcou presença na Jornada Mundial da Juventude, na Espanha, e no mês passado esteve em Roma acompanhando o encontro organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos para a preparação da JMJ Rio2013.
O portal oficial da Arquidiocese do Rio (www.arquidiocese.org. br) ganhou uma roupagem nova que o deixou mais ágil, dinâmico e informativo, e o arcebispo também criou um portal de notícias (www.portalum.com.br).
Pela Rádio Catedral, Dom Orani reza a Ave Maria, o Ângelus e ainda tem dois programas: A "Voz do Pastor" e "Que todos sejam um". Acompanhando o desenvolvimento das redes sociais, você também encontra notícias da igreja do Rio de Janeiro no Youtube, Flickr, Orkut, Twitter e Facebook.
Em julho do ano passado, ele abriu as portas da Arquidiocese do Rio para um Seminário de Comunicação para Bispos, que reuniu no Centro de Estudos e Formação, no Sumaré, cerca de 90 prelados, entre cardeais, arcebispos e bispos titulares e eméritos de todo o país. Com o tema "Comunicação e Evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias", o seminário contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.
Outro evento marcante ocorrido no ano passado foi o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicações Sociais, que foi realizado na PUC, no Rio de Janeiro, que teve como tema "Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades", reunindo cerca de 1.200 pessoas de todo o país.
O jornal Testemunho de Fé ganhou uma roupagem nova, se tornando mais ágil e mais dinâmico. Vale destacar o suplemento especial do "Testemunho de Fé", que chegou às paróquias poucas horas depois do encerramento da Jornada Mundial da Juventude de Madri, com o anúncio que o Rio seria a sede da próxima Jornada.
Devido a seu dinamismo na área, Dom Orani foi escolhido pelos bispos do Regional Leste 1 da CNBB para ser o responsável pela comunicação de todo estado do Rio, além de ser o presidente do mesmo Regional.


CARLOS EDUARDO BITTENCOURT

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA