segunda-feira, 5 de março de 2012

Papa nomeia novo bispo auxiliar para o Rio



Na quarta-feira, dia 29 de fevereiro, o Papa Bento XVI nomeou o monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito, de 44 anos, como novo bispo auxiliar para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A ordenação episcopal do novo bispo, que exercia o seu ministério presbiteral na cidade de Campos (RJ), será no dia 12 de maio, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, agradeceu ao Papa por ter aceito o pedido de nomear mais um bispo auxiliar para o Rio. "Nós bendizemos a Deus e pedimos pelo nosso irmão que aceitou com o coração aberto essa missão. Que seja abençoado e iluminado por Deus. Monsenhor Luiz Henrique, seja bem-vindo ao Rio de Janeiro! O povo de Deus, que aqui caminha, o acolhe e o abraça!", afirmou.
Dom Orani fez o anúncio da nomeação às 8h (12h em Roma), ao vivo pela Rádio Catedral. Também estavam presentes nos estúdios da emissora, os bispos auxiliares Dom Paulo Cesar Costa e Dom Pedro Cunha Cruz, e o monsenhor Luiz Henrique.
"O sim que damos a Deus é sempre coadjuvado pela Sua graça. Desejo que o monsenhor seja feliz na sua missão como sucessor dos apóstolos e por toda a sua vida ministerial. Que o Espírito Santo, pela intercessão de Nossa Senhora, possa auxiliá-lo", destacou Dom Pedro.
Dom Paulo, que assim como Dom Pedro, já conhecia o novo bispo desde a época do Seminário de São José, também demonstrou a sua alegria pela nomeação. "O Senhor lhe chamou para se doar na Arquidiocese do Rio, auxiliando o nosso amado arcebispo. Você está entrando na vida de uma Igreja que tem um clero muito bom e um povo generoso. O Rio de Janeiro transborda em beleza natural e na experiência de fé e humana", disse.


Confira a mensagem do arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, e do monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito na edição desta semana do Testemunho de Fé.

CARLOS MOIOLI E CLÁUDIA BRITO
FOTO: CARLOS MOIOLI