segunda-feira, 5 de março de 2012

JMJ, uma grande aventura da Fé



O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, chegou ao Rio vindo de Roma na manhã do dia 27 de fevereiro, acompanhado pelos membros da comissão do Vaticano que prepara a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A visita se estendeu até o dia 2 de março.
O cardeal e os demais membros da comissão, padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, o presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude, Marcello Bedescci, e os padres João Chagas e Anísio José, SCJ. foram recebidos no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão – Tom Jobim) pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Augusto Dias Duarte e por alguns dos responsáveis pelos setores do COL. Do aeroporto o grupo seguiu para o Centro de Estudos do Sumaré, onde a comissão ficou hospedada. Na chegada ao Sumaré, o Cardeal Rylko falou que o Papa Bento XVI acompanha de perto os preparativos da JMJ e espera o engajamento de todos os jovens "nesta grande aventura da fé" que é a Jornada.


A VISITA


Os representantes do PCL, que é o Comitê Organizador Central da JMJ, participaram nestes dias de reuniões com os representantes do COL, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dos governos municipais e estaduais.
Entre as principais atividades na agenda, aconteceram encontros com o governador do Rio, Sérgio Cabral e com o prefeito da cidade, Eduardo Paes, visita ao Centro de Operações da prefeitura do Rio, um encontro com os responsáveis por movimentos e novas comunidades da Arquidiocese do Rio, além da visita a alguns locais cotados para receber as cerimônias com a presença do Papa Bento XVI durante a JMJ Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013.
O u t r o compr o m i s s o importante foi a celebração de uma missa no Santuário do Cristo Redentor, na data em que a Cidade Maravilhosa comemorou seus 447 anos de fundação, 1º de março. A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Rylko. Na noite desse mesmo dia, aconteceu uma hora santa com a juventude, na Igreja de Sant’Ana, no Centro.
Fora os compromissos externos, os membros do Pontifício Conselho estiveram grande parte do tempo reunidos com as comissões do COL, que apresentaram como está o andamento dos trabalhos de preparação para 2013 na arquidiocese e no Brasil.
Dom Orani destacou como foi importante partilhar com a comissão do Pontifício Conselho sobre o trabalho que está sendo feito pelas várias comissões do COL. "Eles têm uma experiência vasta em relação à JMJ e perguntam como estamos, aconselham e podem dar orientações sobre alguns aspectos importantes. Creio que isso é uma riqueza muito grande, e os passos concretos que já foram dados foram muito elogiados", disse o arcebispo do Rio.
Padre Antônio Ramos do Prado, conhecido como ‘padre Toninho’, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e coordenador da peregrinação da Cruz da Jornada pelo Brasil e Cone Sul, lembrou a importância desse aprendizado, fruto do encontro. "Eles têm uma visão de mundo, da história das Jornadas Mundiais da Juventude e vão também nos orientando", disse o sacerdote, que completou: "Acho que a nossa Jornada no Brasil está belíssima, em especial pelas apresentações que tivemos até agora, com todos os grupos trabalhando com perspectiva bastante profunda, não só no campo organizacional, mas a preocupação com a evangelização, mostrando também a beleza e a riqueza do Brasil."

Confira a cobertura da visita do Cardeal Stanislaw Rylko e do PCL na edição desta semana do jornal Testemunho de Fé.


RENATA RODRIGUES
SETOR DE COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA