segunda-feira, 26 de março de 2012

Jovens terão videoconferência ao vivo com Dom Orani direto de Roma


No próximo sábado, dia 31 de março, a Arquidiocese do Rio realizará a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), antecipando a celebração do Domingo de Ramos (este ano será no dia 1º de abril), em que o mundo todo comemora a Jornada Mundial da Juventude em âmbito diocesano. O evento acontecerá a partir das 14h, em Ipanema.
Todos os anos a JMJ em âmbito diocesano é celebrada no Domingo de Ramos, e com intervalos que podem variar entre dois e três anos são feitos os grandes encontros internacionais. A Jornada de 2012 será a 27ª edição do encontro (a contagem inclui as JMJs diocesanas e os encontros mundiais, desde 1986, com a primeira JMJ em Roma) e tem como lema: "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4,4).
A celebração da JDJ no Rio está sendo organizada pelo Setor Juventude e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013.
Segundo o padre Omar Raposo, coordenador de eventos de massa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, um grande momento da JDJ será a mensagem ao vivo, direto de Roma, que o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, dará aos jovens.
"Além de tudo que está já previsto pelo Setor Juventude e pelas paróquias envolvidas, nós teremos também uma entrada ao vivo do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, direto de Roma, falando com os jovens no Parque Garota de Ipanema. Vai ser um momento de emoção, de troca de experiências, com o nosso arcebispo, podendo dar uma mensagem bonita para todo mundo", destacou padre Omar.
Dom Orani e todos os responsáveis pelos setores do COL estão em Roma para uma semana de atividades junto ao Pontifício Conselho para os Leigos, que é o Comitê Organizador das JMJs.

MÚSICA, FÉ E SAÚDE UNEM OS JOVENS

Na concentração para a JDJ, a partir das 14h, na parte central da Praça Nossa Senhora da Paz, o DJ Piedade animará a juventude com muita música. Às 15h, será a vez do bloco Sambadorando tocar para os jovens.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública", também haverá na praça, das 14h às 16h, tendas com jovens da área de saúde atendendo não só a juventude, como também a todos que passarem pela praça. Além disso, também haverá tendas da JMJ Rio2013, onde serão dadas informações e feitas inscrições para voluntários.
A Santa Missa será iniciada às 16h, com a bênção dos ramos, tendo como celebrante o bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Nelson Francelino Ferreira. Em seguida, os jovens seguirão em procissão pelas ruas do bairro e pela orla da praia, em companhia de um trio elétrico com a banda God First, rumo ao Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, onde haverá a continuação da missa e seu encerramento, por volta das 19h30.
Logo após a Santa Missa, o evento continuará com os shows da banda Ministério Amor e Adoração e de Eliana Ribeiro, da Canção Nova, que deve terminar por volta das 21h30.

REUNIÃO GERAL

No dia 17 de março, foi realizada a reunião geral com todos os integrantes da equipe de coordenação da JDJ para fechar os últimos ajustes para o evento. Após a reunião, todos os presentes fizeram o caminho que deverá ser o trajeto da procissão.
De acordo com Juliana Fernandes, uma das coordenadoras do Setor Juventude, todos estão trabalhando para que seja um evento saudável. "Procuramos uma estrutura cada vez melhor, mais agradável para poder acolher os nossos jovens da melhor forma", explicou.
Segundo o padre Jorge Luiz Neves (padre Jorjão), diretor espiritual do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a JDJ será uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no próximo ano.
"Convocamos os jovens de todo o Rio de Janeiro para esse testemunho público da nossa fé", ressaltou padre Jorjão.

RENATO FRANCISCO
FOTO: LEONARDO SANTOS