O primeiro aniversário de episcopado dos bispos auxiliares do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino Ferreira, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Pedro Cunha Cruz, foi celebrado na noite do dia 5 de fevereiro, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel. A Santa Missa, que foi presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada por diversos bispos e sacerdotes, pôde ser acompanhada em diversos lugares do mundo através da transmissão ao vivo, via internet, pela WebTV Redentor. Devido a compromissos assumidos, Dom Nelson Francelino celebrou na sua antiga paróquia.
"Agradecemos a Deus pelos bispos mais novos, que estão junto conosco na luta de cada dia, na preocupação com a missão e a evangelização. Nossos bispos têm trabalhado nessa direção, dando testemunho e gastando a vida para servir ao povo. Eles têm sido uma bênção para a nossa arquidiocese. Na unidade vivemos a alegria de estarmos juntos, e na partilha encontramos novos caminhos", disse Dom Orani.
A celebração, que reuniu fiéis consagrados e leigos, aconteceu dentro da novena da padroeira, que foi festejada no dia 11 de fevereiro, Dia Mundial do Doente. Na reflexão sobre o Evangelho, o arcebispo recordou que só quem experimenta a vida verdadeira que vem de Jesus se torna verdadeiramente um servidor de Cristo.
"Que possamos estar sempre de coração aberto para ver os sinais de Deus e vivermos como discípulos e missionários. Que a cura dos nossos corações e de nossas enfermidades nos faça testemunhas de Nosso Senhor, para que a sociedade, em meio ao relativismo, encontre a Igreja centrada em Cristo e proclamando a Jesus", motivou o arcebispo.
CLÁUDIA BRITO
FOTOS: CARLOS MOIOLI
FOTOS: CARLOS MOIOLI
Confira entrevistas com os bispos auxiliares que comemoraram o primeiro aniversário de episcopado, na edição desta semana do Testemunho de Fé.