segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Novo dinamismo e novas interrogações para a Igreja



A solenidade de abertura do Curso Anual para Bispos do Brasil aconteceu dia 6 de fevereiro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido. Durante a abertura oficial, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, ressaltou a importância de reencontrar amigos e de partilhar a vida para gerar um ânimo novo ao ministério episcopal.
"Esse é um curso que pretende ser de convivência, de fraternidade, de atualização, de partilha e de descanso também. É muito bom estarmos juntos. Cada vez que nós nos reunimos, não por aquilo que escutamos, mas especialmente pelo que nós convivemos, nos ajudamos a crescer e nos tornamos muito mais amigos, além da coletividade que nos une", disse Dom Orani.
A mesa de abertura também foi composta pelo bispo auxiliar emérito e organizador do evento, Dom Karl Josef Romer, e pelos seguintes conferencistas: o arcebispo de Kinshasa, no Congo, cardeal Laurent Monsengwo Pasinya; o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, e o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Bruguès.
Com mais de cem bispos presentes, vindos de todo o país, o encontro ocorreu durante cinco dias até 10 de fevereiro, e teve como tema principal os "50 anos após o Concílio Vaticano II – Novo Dinamismo e Novas Interrogações para a Igreja". As conferências abordaram três documentos do Concílio: "Palavra de Deus", "Ecumenismo" e "Ensino das Instituições Católicas".
"Agradecemos muito a Deus por poder oferecer aos bispos do Brasil esse encontro anual, e a nossa intenção é dar continuidade ao que Dom Eugenio Sales começou. Espero que na vida e no ministério de cada um de vocês os frutos sejam abundantes", afirmou o arcebispo.

CLÁUDIA BRITO

FOTO: CARLOS MOIOLI

A cobertura do 21º Curso Anual para Bispos você encontra na edição do Testemunho de Fé desta semana.