segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Símbolos da JMJ em aplicativo

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013 dá mais um passo em direção à interatividade e informação com os jovens de todo o mundo. Está disponível o aplicativo "Siga a Cruz", uma ferramenta oficial da JMJ RIO2013 que possibilitará, pelo celular ou tablet, acompanhar passo a passo o trajeto dos símbolos da JMJ (a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora) pelo Brasil. A ferramenta é gratuita é já está disponível para download.
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia de Informação da Comunidade Católica Canção Nova, a pedido do Instituto JMJ RIO2013, o aplicativo pode ser adquirido, inicialmente, pelos usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod. Em breve, será lançada também a versão para tablets e smartphones com a plataforma Android.
A ferramenta tem como objetivo exibir de forma dinâmica, por meio de um mapa com recurso de geolocalização, o trajeto percorrido pela Cruz da JMJ RIO2013. Os usuários também poderão interagir com seus amigos via Twitter e Facebook, traçar rotas detalhadas para o local onde se encontra a Cruz e acessar galerias exclusivas de fotos.
"A ferramenta, que é gratuita, mostra em tempo real a localização da Cruz", ressaltou João Paulo Ferraz Kruschewsky, gerente de TI/Mobile da Canção Nova.
O Brasil já vive o clima da jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do ícone de Nossa Senhora, que desde o dia 18 de setembro estão no país. Os símbolos percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul, em preparação para a JMJ RIO2013.

COMO FUNCIONA

Com o aplicativo, o usuário visualizará, inicialmente, a posição atual dele dentro do mapa, por meio de um círculo azul, sendo atualizado automaticamente caso ele esteja em movimento. Através dos círculos nas cores vermelho, verde e amarelo serão apontados os locais onde a Cruz esteve, onde ela está e por onde ainda irá passar.
Os círculos verdes mostrarão no mapa todos os locais que já foram visitados pela Cruz, além de apresentar algumas informações, como nome do local, endereço e data da visita (chegada e partida). O recurso permitirá o compartilhamento através das redes sociais (Facebook e Twitter), e dará a opção "Como chegar aqui", que traça a rota partindo do seu local de origem até chegar ao ponto marcado com a Cruz.
O círculo vermelho apontará o local onde a Cruz se encontra, com informações da região e opções de como chegar lá.
Já o círculo amarelo indicará todos os locais cadastrados que serão visitados pela Cruz. Assim como nas outras opções, o usuário também poderá visualizar as informações da região que receberá os símbolos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA JMJ RIO2013, COM ASSESSORIA DA CANÇÃO NOVA