segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O nascimento de Jesus a céu aberto


Uma das tradições mais antigas do Natal, o presépio, leva ao seio das famílias a verdadeira essência dessa época do ano: o nascimento de Jesus. Em vários bairros da cidade e, principalmente, no espaço do Jardim de Alah, no Leblon, os cariocas podem apreciar presépios de todos os cantos do Brasil. A terceira edição do Festival de Presépios foi inaugurada oficialmente, na noite do dia 2 de dezembro, e contou com a bênção do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
A inauguração foi realizada em um palco montado no Jardim de Alah. No espaço, 20 presépios recriam o nascimento de Jesus, através da diversidade da arte brasileira. Outros dez estão espalhados pela cidade. O Festival de Presépios é considerado pelo Guiness World Records a maior exposição de presépios em tamanho grande a céu aberto do mundo.
Para a organizadora do evento, Tânia Lemos, o festival vem para unir toda a cidade para o Natal.
"O festival começou em 2009, inicialmente com 50 presépios. Esse ano continuamos com a mesma dinâmica. Desta vez, são 30 presépios e, todos os anos, temos obras em comunidades, como a Rocinha, Santa Marta e Cidade de Deus. Queremos sempre integrar a cidade com os presépios e levar essa mensagem de paz", disse.
Durante a abertura, Dom Orani abençoou o festival e elogiou a iniciativa. Segundo ele, através da exposição os cariocas conseguem propagar pelo Rio de Janeiro o espírito do Natal.
"Foi no Natal que Deus enviou o seu filho para nos salvar. Ele vem trazer vida para o meio de nós. O mais importante é que o olhar dessas representações artísticas traz tudo aquilo que é o espírito de Natal: confraternização, encontro entre pessoas, o querer estar junto", afirmou.
Dom Orani desejou um feliz e santo Natal aos presentes e pediu para que cada um levasse para suas casas o verdadeiro espírito da festa.
Além dos presépios, a infraestrutura do local também conta com uma Vila do Papai Noel, onde as crianças poderão visitar a Casa do Papai Noel, a Fábrica de Brinquedos ou ainda deixar sua listinha de presentes para o ‘Bom Velhinho’. Nos finais de semana haverá shows e atrações, sempre a partir das 17h. A estrutura conta também com uma praça de alimentação e quatro lounges espalhados pelo espaço. A entrada é gratuita.


RAQUEL ARAUJO
LEIA A ÍNTEGRA DESSA MATÉRIA NO PORTAL DA ARQUIDIOCESE DO RIO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA