segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ação de Amor promove vida e cidadania na Cidade de Deus



Durante muitos anos a Cidade de Deus – comunidade localizada na Zona Oeste da cidade – ficou conhecida como um lugar violento e perigoso, onde reinava o poder paralelo e o tráfico de drogas. Já em 2002, a história da comunidade ganhou destaque mundial no longa-metragem "Cidade de Deus", dirigido por Fernando Meirelles. Mas no último sábado, 3 de dezembro, Jesus foi o grande protagonista de uma história de solidariedade e esperança, através do projeto "Ação de Amor do Cristo Redentor", acolhido pela Paróquia Pai Eterno e São José – Capela Nossa Senhora Aparecida – e realizado na área de lazer da Praça Daniel.
Em sua segunda edição, o projeto, que é realizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, Santuário Cristo Redentor e Vicariato para a Comunicação Social (Vicom), trouxe para os moradores da Cidade de Deus prestações de serviços e ações preventivas nas áreas de saúde, educação, assistência social, cidadania e meio ambiente. Além disso, recreação para as crianças, shows, dança e teatro também foram realizados para animar a comunidade.
Uma missa foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, monsenhor Jan Kaleta, pelo pároco da Paróquia Pai Eterno e São José, padre José Adilson Pontes, e também por sacerdotes.
"Para nós, é uma alegria celebrar e realizar a Ação de Amor do Cristo Redentor em nosso vicariato, pois sabemos que sempre vamos encontrar pessoas que necessitam de algo. Quem hoje não necessita? Todos nós necessitamos. Eu, como vigário episcopal, estou muito feliz e satisfeito porque o povo participa, os sacerdotes participam e, principalmente, porque Dom Orani participa – ele que é o grande missionário e evangelizador de nossa arquidiocese, estando sempre presente em todos os vicariatos. Isso, para nós, é um incentivo e uma alegria profunda", disse o monsenhor Jan Kaleta.
AÇÃO DE GRAÇAS
O dia verdadeiramente era de celebração na Cidade de Deus. Além da ação social, os paroquianos também celebravam o quinquagésimo aniversário do pároco, padre José Adilson Pontes.
"Esse é um momento muito significativo porque mostra que nós, como cristãos, nos propomos a ser presença de vida na sociedade, particularmente nessa realidade da Cidade de Deus. Eu testemunho a alegria que o povo – particularmente da Capela Nossa Senhora Aparecida – teve em receber e acolher o projeto. Para eles é um momento de orgulho, cidadania e fé. E para mim foi um presentão, foi o melhor presente que eu pude receber nesses meus 50 anos de vida", afirmou padre José Adilson.
O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, acredita que a comunidade católica da Cidade de Deus está sempre muito presente e atuante. Para ele, o projeto vem atingindo seus objetivos, pois leva a cidadania e a esperança através da união entre a dimensão pastoral e social.
"Graças a Deus o trabalho que foi inaugurado em Realengo – onde tivemos uma grande ferida neste ano – está tendo sua continuidade hoje, aqui na Cidade de Deus, que tem uma comunidade católica muito presente. A arquidiocese, juntamente com nossos parceiros, está aqui, hoje, com diversos serviços e o Cristo Redentor está feliz, pois é o Cristo que vem ao encontro das pessoas levando a cidadania, a esperança e integrando os serviços pastorais e sociais já presentes nas comunidades", disse o sacerdote.
PROMOÇÃO INTEGRAL
Segundo a coordenadora dos Projetos Sociais do Santuário Cristo Redentor, Silvia Helena Gonzaga, existe todo um trabalho de pesquisa e mapeamento das reais necessidades da comunidade em que o projeto estará atuando. Para ela, o grande diferencial da Ação de Amor do Cristo Redentor é pensar na totalidade do ser humano, buscando e promovendo uma formação integral do homem.
"Eu percebo a alegria da arquidiocese de estar promovendo a vida através desse itinerário constante, mensal, de comunidade em comunidade, levando esses serviços que são essenciais para a população. Nós sempre tentamos mapear qual é a necessidade do lugar, para trazermos os serviços de acordo com aquilo que aquela comunidade precisa. Logo, é feito um estudo socioeconômico, cultural e de saúde da região. Percebo a beleza de nós termos uma Igreja que se preocupa com o seu povo de maneira integral, e quando eu trabalho nisso, me emociono, porque vejo que a Igreja se preocupa com a evangelização, mas também com o homem por inteiro, por sua parte biológica, intelectual, afetiva, cultural, humana e, é claro, espiritual. Essa é a alegria da "Ação de Amor do Cristo Redentor": realizar ações que promovem vida e desenvolvimento humano, mostrando para as pessoas que vale a pena ser de Deus, explicou Silvia.


RAPHAEL FREIRE
MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NO PORTAL DA ARQUIDIOCESE DO RIO

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA