segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dom Orani João Tempesta: 37 anos de um pastoreio integral



Na manhã do dia 7 de dezembro, bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sacerdotes, diáconos, seminaristas, consagrados, religiosas e fiéis se reuniram, juntamente com o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, para render graças pelos seus 37 anos de ordenação sacerdotal. A missa, que foi realizada na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido.
Ao comemorar essa data especial e inspirado pelo Evangelho de Mateus 11, 28-30, no qual Jesus diz que seu jugo é suave e o seu fardo é leve, o arcebispo ressaltou que somos enviados em nome de Cristo para levar vida a todas as pessoas. Dom Orani afirmou ainda que louva e agradece a Deus por ver tantos fiéis comprometidos com essa missão de testemunhar, servir bem e fazer o melhor pela Igreja.
"Peço a Deus por todas as nossas vocações, para que possam, com entusiasmo, continuar servindo com alegria e levando as pessoas a um encontro pessoal com Cristo", disse Dom Orani.
Ordenado em São José do Rio Pardo (SP), Dom Orani celebrou 25 anos de sacerdócio quando era bispo de São José do Rio Preto (SP), 30 anos enquanto arcebispo de Belém do Pará, e neste ano de 2011, 37 anos de sacerdócio como arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Com seu lema episcopal: "Para que todos sejam um" ("Ut omnes unum sint"), Dom Orani é lembrado por todos como o bom pastor, que como Jesus – o Pastor por excelência – dá a vida "pelas suas ovelhas", pela salvação de muitos, confirmando, assim, a integralidade do seu pastoreio.
"Nós estamos celebrando 37 anos de sacerdócio de nosso arcebispo, e é um momento de graça e ação de graças para a nossa arquidiocese. Graça porque Dom Orani é verdadeiramente um pastor, é um homem que assumiu de fato o seguimento de Jesus Cristo, assumiu de fato o pastoreio de Jesus Cristo. É um homem incansável na sua doação, que corre a nossa amada arquidiocese de canto a canto, que desgasta a sua vida na causa de Jesus Cristo, na doação pela sua Igreja e pelo seu Reino", afirmou o bispo auxiliar Dom Paulo Cezar Costa.
"Gostaria muito de destacar esse dia de ordenação sacerdotal do nosso arcebispo, sobretudo pela missão e pela figura que ele representa, tentando cada vez mais ser essa expressão integral de um verdadeiro sacerdote de diálogo, de partilha, de simplicidade, de humildade. Creio que Dom Orani, com a sua figura de pastor, acaba sendo um ícone, uma escola para toda essa nova geração de sacerdotes; e creio que é o sacerdócio do Cristo, na imagem do bom e eterno pastor, que inspira em muitas atitudes o nosso presbitério. Baseado nisso, a gente parabeniza Dom Orani e, sobretudo, a Igreja no Rio de Janeiro, que tem expressado o seu carinho para com o seu pastor", disse o bispo auxiliar Dom Nelson Francelino Ferreira.
"É com muita alegria que a nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro está celebrando neste dia os 37 anos de ordenação sacerdotal do nosso querido pastor, Dom Orani. Quero apresentar a ele os nossos mais sinceros votos de um fecundo pastoreio aqui na nossa cidade, e dizer também que ele pode contar com a nossa colaboração, pois estamos aqui unidos a ele para servir à Igreja no Rio de Janeiro", destacou o vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares.
"Celebrar o aniversário sacerdotal é sempre mais entender o que Cristo faz em nós. Dom Orani tem sido um pastor incrível em nossa arquidiocese, e eu tenho certeza que Jesus, através do Espírito Santo, tem agido nele como pastor. Nós percebemos que as ovelhas de todo o Rio de Janeiro têm se sentido acolhidas, e é por isso que nós, hoje, nesta bela missa, celebrada pela manhã, percebemos o quão importante é agradecer e louvar a Deus, e também parabenizá-lo pelo ótimo trabalho que ele tem feito. Dom Orani realmente é um senhor pastor para toda a nossa arquidiocese", ressaltou o diácono Leandro Lenin.
Ao final da Celebração Eucarística, o coral do Seminário de São José cantou algumas canções para homenagear Dom Orani. Logo após, sacerdotes, diáconos e seminaristas participaram de um almoço de confraternização com o arcebispo.



RAPHAEL FREIRE
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO PORTAL DA ARQUIDIOCESE

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA