sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Presença da Igreja nas grandes metrópoles



O 2º Encontro dos Bispos das Capitais, que aconteceu no dia 31 de outubro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio, abordou o tema "Pastoral Urbana – Os desafios das grandes cidades". Estiveram presentes arcebispos e bispos das igrejas particulares do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Belo Horizonte, São Paulo, São Miguel Paulista e Salvador. A primeira edição do evento, que aconteceu no mês de março, na capital paulista, reuniu bispos do Rio e de São Paulo.
"Partilhamos sobre os avanços feitos, as dificuldades e sobre a necessidade de realizar um trabalho cada vez melhor para evangelizar. É uma oportunidade de encontrar soluções em comum", disse o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo bispo auxiliar do Rio, Dom Paulo Cezar Costa, e abordou o "Panorama da Igreja no mundo atual". O coordenador de pastoral da Arquidiocese do Rio, monsenhor Joel Portella Amado, fez uma reflexão sobre a "Presença da Igreja nas Grandes Cidades". No final da manhã, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Santa Missa.
"Precisamos aumentar a presença da Igreja, pois estamos ausentes em muitos espaços da nossa cidade. O anúncio do Evangelho é um bem, não pode ser escondido, porque ‘a luz deve brilhar’. Nós somos mensageiros no meio do mundo urbano. Temos que respeitar e dialogar com o mundo plural, mas não devemos deixar de anunciar a nossa identidade, com coragem e testemunho de vida, para construir uma cidade melhor para todos", afirmou o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.
À tarde, o professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibemec/RJ), Maurício Perez, apresentou a "Pesquisa sobre Religiões" da Fundação Getúlio Vargas, com dados do Censo do IBGE, para refletir sobre o que precisa ser esclarecido, especialmente, a respeito de algumas conclusões e deduções errôneas que são publicadas na imprensa. Ele refletiu sobre os desafios que devem ser superados e destacou a Campanha Catholics Come Home, que tem o objetivo de aumentar a quantidade e qualidade da participação dos fiéis nas celebrações.
PRÓXIMOS ENCONTROS JÁ ESTÃO MARCADOS
Entre as principais reflexões, o arcebispo de Salvador destacou que é preciso formar os fiéis católicos, à luz da Palavra de Deus e do Catecismo da Igreja Católica, para que todos entendam a responsabilidade que têm e a contribuição que podem dar no meio em que atuam.
"Os apóstolos não sabiam como evangelizar, mas impulsionados pela ordem do Senhor ‘ide e evangelizai’ e usando a inteligência foram descobrindo respostas adequadas para cada situação. Essa é a nossa responsabilidade. Algumas ideias colocadas em prática em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte, por exemplo, podem ser úteis para Salvador e vice e versa", ressaltou Dom Murilo.
O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, também destacou a importância da fé para responder a busca de sentido de vida. "É preciso avaliar melhor o modo como nós estamos anunciando o Evangelho, porque a cultura contemporânea tem na fé cristã uma resposta para o que ela mais procura que é o sentido da vida", concluiu.
Monsenhor Joel reforçou que é fundamental a existência de uma pastoral que atenda o indivíduo e que é preciso orientar as pessoas sobre os desafios humanos, sociais e ecológicos que afligem as grandes cidades como os desmatamentos, lixões, transportes etc. "É sumamente importante conscientizar os nossos leigos sobre estes problemas, além de incentivá-los no ingresso da vida política como caminho de transformação social e testemunho cristão", propôs.
Em 2012, os encontros acontecerão nos dias 21 de maio, em São Paulo, e 12 de novembro, no Rio, e abordarão o tema: "A transmissão da fé nas grandes cidades e a Juventude". "Tivemos um momento rico de troca de experiências, com o objetivo de superar o desafio de levar a Igreja para mais perto do ser humano", nas grandes metrópoles, afirmou o bispo auxiliar do Rio Dom Paulo Cezar.


CLÁUDIA BRITO

FOTO: CARLOS MOIOLI