sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DNJ reúne mais de 6 mil jovens na Cidade do Samba



Inspirados pelo tema "Tecendo relações de vida", mais de seis mil jovens, no último domingo, 30 de outubro, celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2011, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio. O arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a missa de abertura do evento, que foi concelebrada pelo bispo auxiliar e animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, e pelos demais sacerdotes ligados aos diversos movimentos, grupos e pastorais de expressão jovem. O encontro reuniu também jovens de dioceses vizinhas.
Ao acolher a juventude para a celebração eucarística, Dom Orani lembrou que em 2010, na última edição do DNJ, os jovens estavam reunidos com a esperança de sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013. Mas que, agora, o que era apenas uma esperança no ano anterior já havia se tornado realidade, fazendo do Dia Nacional da Juventude 2011 um dos primeiros eventos oficiais em preparação para a próxima JMJ.
O arcebispo falou ainda da necessidade de se ter coerência entre o que se vive, o que se fala e o que se ensina.
"A missão do Rio de Janeiro é dizer para o mundo que o jovem pode viver a sua fé com coerência e que aquele que vive a Palavra de Deus consegue ir transformando o mundo em que vive. Uma das preocupações para a JMJ, além da estrutura, é fazer com que a juventude coloque em prática tudo aquilo que ela é chamada a viver segundo o Evangelho do Senhor, afirmou Dom Orani durante a homilia.


ESPIRITUALIDADE, FORMAÇÃO E INTERATIVIDADE


Durante todo o dia os jovens puderam adorar a Jesus Sacramentado que ficou exposto em uma capela que foi montada especialmente para o evento. Além disso, diversos sacerdotes da Arquidiocese do Rio se revezavam para confessar os jovens que buscavam o sacramento da reconciliação.
Com o intuito de formar e informar a juventude de forma prática na realização de diversas atividades pastorais ou cotidianas, tendo sempre como referência a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo, também foram realizadas durante toda a tarde oficinas sobre afetividade e sexualidade; mercado de trabalho; músicos; ditadura da moda e beleza, e direitos humanos: violência contra a mulher.
Outro fator que contribuiu para a divulgação e participação dos jovens no DNJ 2011 foi à estrutura de comunicação organizada para o evento. Com a cobertura jornalística em tempo real de tudo o que estava acontecendo, a hasteg criada especialmente para o Dia Nacional da Juventude – #dnj2011 – ficou em primeiro lugar no trending topics do Twitter.
Entre as atrações culturais, a cantora Olivia Ferreira, o comediante Fábio Borges, o Ministério de Música Aliança de Misericórdia e as equipes da ElectroCristo e CristotecaRJ animaram a juventude no DNJ 2011.
A cofundadora da Comunidade Shalom, Maria Emmir Nogueira, era uma das convidadas mais esperadas pelos j ovens no evento. Ela inovou ao transmitir a mensagem do Evangelho para a juventude de forma objetiva, se utilizando de diversos ritmos musicais e criando uma interação com os jovens.
O Concurso do Hino da JMJ Rio 2013 também foi lançado durante a Missa da 26ª edição do DNJ.


RAPHAEL FREIRE
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA