sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ensino religioso é aprovado

O projeto que prevê a disci­plina do ensino religioso plural e confessional na grade curricular das escolas municipais da cidade do Rio foi aprovado, na última quinta-feira, dia 29 de setembro, na Câmara dos Vereadores, com 27 votos a favor e cinco contrá­rios. O Projeto de Lei 862, de 1/4/2011, se baseia na Constitui­ção Federal, no parágrafo 1º, do artigo 210, e também no artigo 33 da Lei 9.394 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O bispo auxiliar da Arquidio­cese do Rio e animador do Ensino Religioso, Dom Nelson Franceli­no Ferreira, parabenizou todos os vereadores que perceberam o conceito mais amplo da educação e lutaram pela aprovação. E tam­bém reprovou os votos contrários. “É uma conquista da população ter garantido o direito de ter o ensino religioso nas escolas pú­blicas. E é um ponto a se lastimar que pessoas do credo cristão tenham se oposto. É lamentável que algumas denominações não percebam o conceito e o valor do ensino religioso para humanizar e dar uma nova dimensão à edu­cação”, avaliou
O vereador Reimont Luiz Otoni lembrou que o ensino religioso terá matrícula facul­tativa e não é uma catequese ou doutrinação. “Hoje é um dia me­morável, porque, depois de uma longa batalha, nós conseguimos aprovar o ensino religioso plural e confessional, onde as nossas crianças das escolas municipais terão o que é delas por direito, conforme está garantido na Constituição. O ensino religioso é muito importante na formação das nossas crianças nesse tempo de tantas dificuldades, consu­mismo e violência”, afirmou.
Para o deputado estadual Márcio Pacheco, a aprovação significa que os alunos de escolas públicas, assim como os das es­colas particulares, terão a opção de escolher o ensino da religião que desejarem. “Meus filhos estudam em escolas particula­res religiosas para que também recebam uma formação humana, da mesma forma os alunos que estudam em escolas públicas precisam ter essa opção”, disse o deputado.
O vereador Reimont afirmou que o ato de assinatura da lei, pelo prefeito Eduardo Paes, de­verá contar com a presença de diversas autoridades religiosas, e afirmou que, com a sanção do prefeito, a implementação da lei deverá acontecer no início de 2012. “O ensino religioso é uma ferramenta importantíssima no processo de educação. Meu coração está em festa”, concluiu.


CLÁUDIA BRITO