sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Audiência pública debate exclusão de programas religiosos na TV Brasil

Na última quinta-feira, dia 29 de setembro, foi realizada uma audiên­cia pública para debater a exclusão de programas religiosos na TV Brasil, emissora pública pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Os senadores Edison Lobão Filho, presidente da mesa, Marcello Crivella, Aníbal Diniz e Lindbergh Farias criticaram a decisão do Conselho Curador da EBC. Eles refutaram o argumento apresentado pelos conse­lheiros de que os programas católicos “Santa Missa” e “Palavras de Vida” e o programa evangélico “Reencontro” privilegiam as duas religiões em detrimento das demais, e que, na grade das emissoras públicas, deve haver a “pluralidade máxima das vivências religiosas existentes no país”.
Participaram da audiência pública o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa e o vigário episcopal para a Comunicação Social, cônego Marcos William Bernardo. Segundo Dom Paulo, o Estado deve promover e não coibir as diversidades religiosas.
“O Estado não deve ter uma posição restritiva, mas que alargue a participação das religiões na TV brasileira”, afirmou o bispo.
Ao final da audiência, junto com a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, e com o conselheiro Daniel Aarão Reis Filho, foi tomada a deci­são de que a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) enviará ofício à EBC, condenando decisão do Conselho Curador do órgão de suspender a veiculação dos programas religiosos em suas emissoras de rádio e TV. Toda a audiência será anexada aos autos.


RENATO FRANCISCO