sábado, 16 de julho de 2011

Arquidiocese do Rio participa de posse de Dom Dimas


Dom Dimas Lara Barbosa tomou posse no domingo, dia 10 de julho, como terceiro Arcebispo de Campo Grande (MS). A cerimônia, que durou mais de três horas e reuniu para além de 5 mil fiéis, contou com a presença de mais de uma centena de padres e de 17 bispos de todas as regiões do país, especialmente dos regionais Oeste 1 e Leste 1 da CNBB, sendo este último onde desde 2003 exerceu seu ministério episcopal.

Pela importância do trabalho desenvolvido por ele no Rio, como Bispo Auxiliar, e na Igreja no Brasil, como secretário geral da CNBB, a Arquidiocese do Rio empenhou-se em se fazer presente à cerimônia da posse com o maior número de pessoas possível, entre bispos, sacerdotes, leigos e religiosos. A comitiva, que representou o clero arquidiocesano e os fiéis da cidade, em nome de todos os cariocas, manifestou gratidão pelos anos dedicados por Dom Dimas à Igreja particular no Rio de Janeiro.



O grande desafio da missão

A missa começou pouco depois das 9h, presidida pelo Arcebispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello. De imediato, Dom Vitório procedeu ao ato de posse do novo Arcebispo, ordenando a leitura das “Letras Apostólicas”, documento que comunica a nomeação de Dom Dimas como Arcebispo de Campo Grande. Dom Vitório passou às mãos de Dom Dimas o báculo e o conduziu para sentar-se à Cátedra.

Emocionado, Dom Vitório saudou o novo Arcebispo e falou de sua expectativa em relação ao pastoreio de Dom Dimas.

- O grande desafio ainda é “missionar”, porque o povo católico é batizado, mas não é evangelizado, então cabe a nós o papel de missionário. Além disso, ele deverá continuar as linhas de ação social no que diz respeito às questões carcerárias e de terras, disse o Arcebispo Emérito, que completou 75 anos em janeiro deste ano.

Na homilia, Dom Dimas citou os vários grupos da sua Arquidiocese, conclamando-os à comunhão e participação. Recordou dos padres, dos seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e Novas Comunidades. Falou, também, do compromisso político da Igreja.

- O estado é laico, mas não é ateu. O seu povo é religioso, afirmou sob aplausos da multidão.



Compromisso com os pobres


O novo Arcebispo enfatizou o compromisso da Igreja com os pobres, trabalho que Dom Dimas exerceu com amor na Arquidiocese do Rio, onde o Vicariato para a Caridade Social coordena uma atividade intensa em favor dos mais necessitados.

Dom Dimas, sempre preocupado e atento aos problemas sociais, por inúmeras vezes teve a oportunidade de celebrar nos presídios da cidade e nas unidades do DEGASE - que recebem menores infratores -, bem comocom a Pastoralde Favelas e acom a Pastoralda População de Rua - que atende milhares de pessoas. Em sua missão na Arquidiocese do Rio, também atuou e orientou grupos de apoio a dependentes químicos e acompanhou o trabalho do Banco da Providência - que atua na promoção social e profissional da população de baixa renda.

A presença da comitiva do Rio em Campo Grande possibilitou mais um ato de compromisso com a população carente. Devido à dificuldade de conciliar as agendas daqueles que, pela grande estima a Dom Dimas, queriam ir à posse, a Arquidiocese do Rio incluiu essas pessoas na lista de espera de vôo do Correio Aéreo Nacional (CAN) para a capital do estado de Mato Grosso do Sul. Este é um serviço prestado pelo CAN a todos os cidadãos brasileiros. Havendo disponibilidade de vagas e de vôo, qualquer cidadão pode ser incluído como passageiro em vôos da Força Aérea Brasileira, sem custo nenhum. Ciente desse direito cidadão de poder utilizar tal serviço, os interessados utilizaram essa alternativa de transporte.

Como a FAB não cobra pela viagem, a Arquidiocese do Rio fez a opção por expressar a sua disposição para a partilha com os mais necessitados destinando o dinheiro que seria gasto com a compra de passagens de um vôo comercial ao programa Fome Zero, do Governo Federal.



Como se inscrever num vôo da FAB

Segundo o site da Força Aérea Brasileira (http://www.fab.mil.br/portal ), para viajar em aeronaves da FAB, em território nacional, por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN), é necessário apenas que o cidadão brasileiro se dirija ao posto do CAN de sua cidade, informe para onde deseja viajar e dê o seu nome para ser incluído na fila de espera. O serviço não é apenas para pessoas que exercem cargos públicos ou para os militares e seus familiares, como muitos imaginam. A FAB garante que não há discriminação quanto a profissão, naturalidade ou credo religioso dos passageiros inscritos. A viagem está condicionada apenas à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido. Porém, a aeronave não possui o conforto de um avião comercial e nem serviço de bordo.

Os interessados devem ligar para 2138-6619 e 2138-6620 para obter mais informações.

Andréia Gripp

Com CNBB


* Foto: arquidiocesedecampogrande.org.br