quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Solidariedade às igrejas locais


“A situação na Diocese de Petrópolis é dramática, sobretudo nos dois focos da própria cidade de Petrópolis, em particular Itaipava e o Vale de Cuiabá, em Teresópolis, onde o desastre é ainda maior. Os padres estão todos mobilizados, as igrejas estão à disposição, recolhendo desabrigados em primeiro lugar, dando primeiros socorros e recolhendo mantimentos”, ressaltou Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis.
Teresópolis e Itaipava pertencem à Diocese de Petrópolis. O bispo convocou toda “comunidade católica a ser plenamente solidária nesta dramática situação, colaborando com as forças governamentais”.
Ele destacou ainda que os seminaristas estão doando sangue, porque a necessidade de doação é grande, e que a situação dos desabrigados é dramática mesmo, com necessidade de tudo, em especial água potável e produtos de higiene e limpez. “Em Teresópolis, estou em contato com os padres. Muitas regiões ainda não foram visitadas, porque é impossível o acesso (situação até o fechamento desta edição), os rios bloquearam os caminhos, e se sabe que há muitas pessoas, mas não se consegue alcançá-las. Por isso, padres e a comunidade estão tentando juntar-se aos bombeiros”, disse.
Em Petrópolis, foi aberta também uma conta chamada SOS Serra, no Bradesco – agência 4014, conta 114134-1 – da mitra diocesana.
Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo, que estava ausente da cidade no período do início das chuvas e ficou impedido de retornar por causa das vias de acesso interditadas. Ele só conseguiu voltar à diocese no dia 13, e manifestou seu pesar diante da tragédia que se abateu sobre o município.
“Quero dizer também que, além de oferecer orações em favor do nosso povo tão duramente atingido pelas chuvas, convoco todas as paróquias a prestarem socorro às vítimas e desabrigados. Uno-me às famílias que perderam seus entes queridos. A igreja diocesana quer estar junto com o governo, com os órgãos governamentais, num verdadeiro mutirão de solidariedade, com o objetivo de confortar espiritual e materialmente todos os atingidos”, disse Dom Edney.
Ao visitar alguns dos pontos atingidos, o bispo de Friburgo disse que entre as necessidades mais urgentes estão voluntários na área de saúde, além de itens como água potável, remédios e alimentos.

Foto: Vladimir Platonow ABr