quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

“São Sebastião nos convoca à solidariedade”


A carreata São Sebastião Mensageiro da Paz transformou-se na Carreata da Solidariedade. O cortejo que acompanha a imagem peregrina do padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro também recolherá donativos para milhares de vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio na última semana.
Até às 19h, no dia 13, a tragédia que atingiu a região serrana do Rio contabilizava-se um total de 444 mortos em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Sumidouro. Os desabrigados já ultrapassavam os 6 mil na última quinta-feira, e a busca por desaparecidos ainda estava em andamento.
“A nossa carreata de São Sebastião Mensageiro da Paz transformou-se na carreata da fraternidade. Além de sabermos que temos que tomar atitudes concretas para que a paz reine nos corações, nas vidas, nas famílias, também temos que tomar atitudes concretas em relação aos acontecimentos que fizeram sofrer tantas pessoas e famílias em nosso estado do Rio de Janeiro, especialmente nas três cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, com o distrito de Itaipava. A partir dessa tarde (dia 13) também nos acompanha em nossa carreata da fraternidade um caminhão-baú para arrecadar doações para essas pessoas e para as dioceses que são responsáveis dessas cidades”, disse o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
Dom Orani destacou que “aquilo que nasceu como a celebração do mensageiro da paz de Cristo, também se transforma concretamente em uma carreata da fraternidade, onde São Sebastião nos convoca à solidariedade”.


Como ajudar as vítimas
O vigário para a Caridade Social e presidente da Cáritas Arquidiocesana, padre Manuel de Oliveira Manangão, também deixou uma mensagem convocando a todos os fiéis da arquidiocese a ajudarem às vítimas das chuvas: “Meus irmãos e irmãs, nesse momento em que as Dioceses de Friburgo e Petrópolis foram atingidas pelas enchentes, levando um estágio de calamidade, com sofrimento para todas as populações daquelas áreas, com falecimento de centenas de pessoas e milhares de desabrigados, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, através do Vicariato para a Caridade Social, vem se colocar disponível para ajudar solidariamente aquelas populações carentes.”
A ajuda pode ser feita em dinheiro, com depósitos nas contas correntes do Banco Bradesco – agência 0814-1, conta 48.500-4 – e do Banco do Brasil – agência 3114-4, conta 30000-4.
Segundo padre Manangão, a mobilização para ajudar outras dioceses do Regional Leste 1 ou mesmo de outras partes do Brasil já é uma prática antiga.
“Sempre colocamos a nossa Cáritas Arquidiocesana à disposição das pessoas dessas localidades, dessas igrejas locais. E dessa vez aconteceu a mesma coisa. Logo que tivemos a notícia da tragédia que se abateu tanto sobre Friburgo, quanto Teresópolis e Petrópolis, colocamos em ação a nossa Cáritas, no sentido primeiro de ver recursos que pudessem ser passados imediatamente de um fundo de reserva para essas eventualidades que temos – foram enviados R$ 20 mil para a Diocese de Petrópolis e R$ 20 mil para a Diocese de Friburgo”, explicou o vigário.
A sede da Cáritas Arquidiocesana, que fica situada na Catedral do Rio de Janeiro (Avenida Chile, 245 – Centro), também receberá donativos. Padre Manangão disse ainda que a questão da doação de mantimentos e roupas às vezes é mais complicada pela falta de acesso aos locais atingidos, mas que eles serão encaminhados para lá tão logo as estradas possibilitem. “Estamos em contato com a Cáritas de Brasília, e a Cáritas do Rio de Janeiro vai ficar como polo de apoio para o trabalho da própria Cáritas nacional”, afirmou.
Ele também agradeceu toda a ajuda e se colocou à disposição para qualquer outra informação através do telefone 2292-3132.
A CNBB juntamente com a Cáritas Brasileira, lançou a Campanha SOS SUDESTE, com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Cáritas, dom Demétrio Valentini sugeriu que, no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas.

Foto: Valter Campanato ABr