sábado, 25 de setembro de 2010

Visita ao Pontifício Conselho dos Textos Legislativos e à Congregação para a Causa do Santos


Também no dia 23 de setembro, os Bispos da Província de São Sebastião do Rio de Janeiro foram acolhidos pelo presidente do Pontifício Conselho dos Textos Legislativos, Dom Francesco Coccopalmerio, e demais secretários. Dentre os assuntos tratados, foi feita uma síntese dos trabalhos realizados pelo Conselho. Dom Coccopalmerio pediu que houvesse nas Dioceses e na CNBB especialistas em Direito Canônico para atuarem como consultores, no intuito de colaborarem junto aos Bispos. Sempre aberto às dúvidas e colocações de todos os presentes, esclareceu questões como a paróquia e seus "limites" dentro dos grandes centros urbanos, considerando inclusive a construção de novas igrejas, o relacionamento com os fiéis dos ritos orientais e com o Ordinariato Militar, entre outros assuntos.
Depois, foram recebidos pelo Prefeito da Congregação para a Causa do Santos, Dom Angelo Amato. Ouviram atentamente as explicações a respeito dos processos de Beatificação da Madre Maria José, Carmelita Descalça, bem como a respeito do processo de canonização do Beato José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.
Na ocasião, foi entregue a cada bispo dois livros: NOVAE LEGES PRO CAUSIS SANCTORUM promulgado em 1983, bem como a Instrução SANCTORUM MATER.
"O encontro foi extremamente agradável e Dom Angelo lembrou com entusiasmo da piedade do povo brasileiro e pediu que fosse mais incentivada a devoção ao Beato José de Anchieta", afirmou Padre Marcos Belizário, do Regional Leste 1.

Colaboração e foto: Padre Marcos Belizário