
Também no dia 23 de setembro, os Bispos da Província de São Sebastião do Rio de Janeiro foram acolhidos pelo presidente do Pontifício Conselho dos Textos Legislativos, Dom Francesco Coccopalmerio, e demais secretários. Dentre os assuntos tratados, foi feita uma síntese dos trabalhos realizados pelo Conselho. Dom Coccopalmerio pediu que houvesse nas Dioceses e na CNBB especialistas em Direito Canônico para atuarem como consultores, no intuito de colaborarem junto aos Bispos. Sempre aberto às dúvidas e colocações de todos os presentes, esclareceu questões como a paróquia e seus "limites" dentro dos grandes centros urbanos, considerando inclusive a construção de novas igrejas, o relacionamento com os fiéis dos ritos orientais e com o Ordinariato Militar, entre outros assuntos.
Depois, foram recebidos pelo Prefeito da Congregação para a Causa do Santos, Dom Angelo Amato. Ouviram atentamente as explicações a respeito dos processos de Beatificação da Madre Maria José, Carmelita Descalça, bem como a respeito do processo de canonização do Beato José de Anchieta, Apóstolo do Brasil.
Na ocasião, foi entregue a cada bispo dois livros: NOVAE LEGES PRO CAUSIS SANCTORUM promulgado em 1983, bem como a Instrução SANCTORUM MATER.
"O encontro foi extremamente agradável e Dom Angelo lembrou com entusiasmo da piedade do povo brasileiro e pediu que fosse mais incentivada a devoção ao Beato José de Anchieta", afirmou Padre Marcos Belizário, do Regional Leste 1.
Colaboração e foto: Padre Marcos Belizário