sábado, 25 de setembro de 2010

Bispos em Visita Ad Limina


Desde o dia 22 de setembro até o dia 30 do mesmo mês, os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB, que compreende todas as Dioceses do estado do Rio de Janeiro, estão em Roma para a visita Ad Limina. Realizada a cada cinco anos, dentre muitas atividades, destaca-se nessa visita o encontro com o sucessor de Pedro, Papa Bento XVI.
Na manhã de quinta-feira, dia 23, houve celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro (junto a Tumba de São Pedro), presidida por Dom Rafael Llano Cifuentes, Bispo Emérito de Nova Friburgo e presidente do Regional Leste 1. Em seguida, seguiram para o encontro com o Papa Bento XVI, os Bispos da Província Eclesiástica de Niterói: Dom Alano Maria Pena, Dom Roberto Francisco, Dom Roberto Gomes, Dom Edney Gouvêa, Dom Rafael Llano Cifuentes e Dom Filippo Santoro.
No encontro, o Papa Bento XVI dispensou especial interesse pela implementação do Ensino Religioso Confessional e Plural no estado do Rio, que lhe foi apresentado por Dom Filippo e Dom Edney. “Cristo deve ser conhecido no mundo da cultura e da escola como verdadeira esperança da vida. Leve para frente a ‘batalha’ da Evangelização em todos os caminhos em defesa da vida”, disse o Papa a Dom Fillipo.

Colaboração e foto: Padre Marcos Belizário