terça-feira, 28 de setembro de 2010

A unidade da Igreja é proveniente da comum profissão de fé e do amor fraterno


O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu na tarde de segunda-feira, dia 27, uma Santa Missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Ele exortou a todos sobre a importância de estarem em lugares tão santos, berço do Cristianismo. Este é, sem dúvida, um momento singular para os Bispos, que também visitam as Congregações e Pontifícios Conselhos.
"Na celebração que presidi na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na segunda-feira, recordei a todos os irmãos bispos que a nossa peregrinação era uma volta às fontes, quando nos sentimos confirmados com Pedro na pessoa do Papa, tanto na audiência pessoal como para o Regional, depois nos encontros com os vários dicastérios que ajudam o Santo Padre a governar a Igreja, e com as celebrações nas Basílicas romanas – locais da história da Igreja que veneramos, pois ali estão sepultados irmãos nossos que deram a vida por causa de Cristo e lavaram este chão romano com o seu sangue.
Nesta visita, o modo de enxergar Roma e os locais de peregrinação é diferente, e todos nos sentimos comprometidos com a comunhão, unidade, evangelização, testemunho e renovação de nossas vidas. Não é um ato formal, mas um momento de fé intensa, que deve ser vivido com alegria e compromisso.
Assim nos ensina Jesus a pedir: 'que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles sejam um em nós, e para que o mundo creia me enviastes'. (Jo 17, 21).
A visita ad limina, portanto, é uma resposta a este mandamento do Senhor, demonstrando e reforçando a íntima e vital relação que existe entre as Igrejas Diocesanas e a Igreja Universal.
Com ela reforçam-se os laços de fé e de confiança filial entre os bispos e o Papa, dando uma dimensão visível para a catolicidade da Igreja", afirmou Dom Orani em seu Artigo (leia no link dessa página: Artigos de Dom Orani).

Colaboração e foto: Padre Marcos Belizário