segunda-feira, 12 de abril de 2010

Testemunho de Fé online


No início era um jornal paroquial. A primeira edição, xerocada, teve apenas 30 cópias. Isso aconteceu em 1992, em outro século (assim brincam os mais jovens). Hoje o nosso jornal, O Testemunho de Fé (TF), o veículo de comunicação oficial da Arquidiocese do Rio, está presente em Paróquias, livrarias e agora também na internet. O lançamento na semana passada da versão digital do jornal colocou o TF a um click de distância dos leitores do mundo inteiro.
“Também no mundo digital deve ficar patente que a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual. De fato, a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje que ‘Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros’ ”, escreveu o Papa Bento XVI na Mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no próximo dia 16 de maio.
O uso das novas tecnologias é vital na evangelização do mundo moderno. Vários documentos da Igreja destacam a importância e orientam o uso dos meios de comunicação.
As diversas redes sociais funcionam como replicadores importantes das ações da Igreja e na disseminação da Palavra de Deus. O próprio Vaticano tem se utilizado de vários deles. Para as celebrações da Páscoa foi lançado o portal Pope2You, uma iniciativa do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. Através dele foi possível acompanhar ao vivo as celebrações presididas pelo Papa Bento XVI. O Papa também está presente no Facebook e no Youtube, entre outros.
A Arquidiocese do Rio tem se empenhado na evangelização digital. Estamos presentes no Flickr, FaceBook, Orkut, Twitter, blogs e no Youtube, como também no Portal da Arquidiocese (www.arquidiocese.org.br).
O jornal também tem expandido seu alcance. Além da versão digital (www.bancadigital.com.br/otestemunhodefe/reader2), a comunidade pode seguir o TF no Twitter (http://twitter.com/otestemunhodefe) e se atualizar através do blog (http://www.otestemunhodefe.blogspot.com).
No TF online é possível, entre outras coisas, procurar informações por edições e listar as publicações disponíveis. Segundo o superintendente da Fundação Rádio Catedral, Pedro Henrique Foiadelli, em breve o acervo, desde o ano de 2005, poderá ser acessado.
Pedro explicou que o objetivo dessa iniciativa é “disponibilizar aos leitores mais uma forma de comunicação, com muita agilidade”.
Entenda um pouco mais sobre a versão digital do TF na entrevista abaixo.

TF – Como surgiu a ideia de disponibilizar o jornal O Testemunho de Fé na internet?
Pedro – A ideia surgiu de Dom Orani Tempesta, nosso Arcebispo, que incessantemente está ligado e atento às necessidades e aos meios de comunicação com as diversas ferramentas que estão hoje disponibilizadas. Buscamos a maneira que fosse mais fácil e prática para quem fosse acessar as informações do jornal.

TF – A quem se deseja atingir com essa iniciativa?
Pedro – Buscamos atingir um número bem maior de pessoas que não têm acesso ao jornal impresso, ou mesmo aos outros meios já disponibilizados em nosso site como o Flickr, FaceBook, Orkut, Twitter, Blog e o Youtube.

TF – Por que colocar o jornal online?
Pedro – O jornal online poderá ser acessado por qualquer pessoa interessada nos acontecimentos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, esteja onde estiver, bastando para isso apenas ter um computador e o acesso à internet.
 
TF – Quais os recursos disponibilizados pela versão online?
Pedro – O serviço de jornal online não é inédito, porém a forma que ele está colocado sim. O programa utilizado é uma ferramenta contratada da empresa VirtualPaper (www.virtualpaper.com.br), que tem entre seus diversos serviços a Banca Digital. Para a publicação, o administrador é muito simples, intuitivo e extremamente fácil. Para o internauta, o sistema disponibiliza ferramentas que agilizam a leitura de forma rápida e precisa, como o zoom (basta dar um clique em cima da página), e para movimentação da folha é só clicar e arrastar. Outra facilidade bastante prática é a busca por determinada palavra ou assunto. De forma rápida, ele pesquisa em todos os jornais publicados, ou em uma busca mais refinada, somente entre datas desejadas.

TF – Como funcionarão os anúncios online?
Pedro – Os anúncios no jornal impresso irão automaticamente para o online. Para a internet, estaremos disponibilizando outras propagandas exclusivas. Os interessados podem procurar o setor comercial da Fundação Catedral pelo telefone 3231-3582.