terça-feira, 20 de abril de 2010

Rio terá associação de professores de ensino religioso

Todos os professores de ensino religioso, independentemente de credo, estão convidados a participar de uma reunião no próximo dia 30 de abril, que lançará os primeiros fundamentos para a criação da Associação de Professores de Ensino Religioso Católicos (APERC).
No encontro, que acontecerá às 14h, no 2º andar do Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio, serão apresentadas as chapas para formação da associação e suas diretrizes.
O cargo de presidente da associação deverá ser ocupado por um docente católico, e os demais membros da diretoria e do conselho  poderão ser  de todos os credos. A fundação da Associação será na Assembleia Geral Extraordinária marcada para o dia 28 de maio.
O evento está sendo organizado pela coordenadora arquidiocesana do Departamento de Ensino Religioso, Vera Santiago. A elaboração do estatuto conta com o auxílio da União dos Juristas Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro (Ujucarj).
Segundo o jurista Eduardo Grova, que participará da reunião, “a ideia da criação da APERC nasceu a partir da contestação judicial do concurso de admissão para professores de ensino religioso no ensino público estadual. Embora a associação busque em primeiro lugar aqueles professores que professem a fé católica, ela é dirigida a todos os professores de ensino religioso e tem um caráter amplamente ecumênico. Estamos buscando congregar não só os professores de ensino religioso de escolas públicas, municipais e estaduais, mas de qualquer escola, seja ela pública ou particular, confessional ou não.”
Grova explicou ainda que a ideia não é nova no Brasil e que já existem várias associações no país. “Gostaria de destacar a do estado de Santa Catarina, que é tão fortificada e que inclusive já oferece cursos de pós-graduação para a formação de professores nessa área”, disse.