Uma Missa na igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, dia 19 de abril, às 11h, marcará, nesta semana, a celebração na Arquidiocese do Rio por um ano de ministério episcopal de Dom Orani João Tempesta. As comemorações começaram no Domingo da Divina Misericórdia, celebrado no dia 11 de abril, na Catedral de São Sebastião.
Dom Orani iniciou seu governo na Igreja particular do Rio de Janeiro, no dia 19 de abril de 2009, durante a Festa da Misericórdia, na Catedral de São Sebastião. Nesses 12 meses à frente da Arquidiocese, visitou todos os Vicariatos Territoriais. Até o mês de março de 2010, esteve em 16 comunidades eclesiais e 145 Paróquias; celebrou 355 Missas, e mobilizou a Arquidiocese em grandes eventos, como a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com a realização do Círio de Nazaré no Rio, a Solenidade de Corpus Cristhi, a Festa de São Sebastião e o Dia Mundial da Juventude.
Trazemos dois depoimentos de fiéis que estiveram presentes à visita de Dom Orani em comunidades do Vicariato Oeste.
“Todo rebanho encontra segurança junto a seu Pastor. E com a juventude não é diferente. A visita de nosso Arcebispo à Paróquia Nossa Senhora do Desterro para celebrar São Damião de Molokai foi um grande e emocionante encontro. Sentimo-nos amparados. Em sua homilia, falou que a vida de Damião de Molokai revela algo de fundamental para o caminho da missão: o amor a Jesus Cristo, que traduz-se numa vida doada e oferecida aos mais pobres e excluídos, sem reservas e até as últimas consequências. A palavra do Pastor orientou nossas vidas e despertou em nós a certeza de sermos missionários e a vontade de doar nossa vida pelo próximo.
Desejo muita vida e saúde ao nosso Bispo para que outros jovens em todas as Paróquias da cidade possam experimentar nossa alegria.”
Carlos Ribeiro - Pastoral da Juventude
Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande
“A visita de Dom Orani à comunidade Kyrios foi um marco para nossa história. O Pastor e pai de todos nós trouxe-nos um novo ânimo, uma nova alegria em servir aos pequeninos, com a mesma entrega e despojamento do início de nossa caminhada.
Seu jeito simples, confiante e acolhedor de tratar o rebanho entusiasmou a todos que naquela noite vieram celebrar conosco os nossos 12 anos de caminhada (sete como comunidade de Aliança) e os 27 anos de nossa escola, que desde a sua fundação procurou levar Jesus Cristo aos seus alunos.
Foi um grande dia vivido pelos membros da Comunidade Kyrios, os seus voluntários e paroquianos da Igreja São João Batista, em Campo Grande, nossa Paróquia mãe.
Resta-nos agradecer a Deus por esta experiência singular de acolher em nossa casa o sucessor dos Apóstolos, responsável pela Igreja no Rio de Janeiro, um homem que marcou e mudou a nossa vida comunitária, confirmando em nossos corações que a nossa vocação é ensinar e a nossa missão evangelizar.”
Diácono Jairo de Araújo Pavão
Fundador da Comunidade de Aliança Kyrios, no bairro Senador Vasconcelos